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Formação crítico-reflexiva no Ensino Básico: um olhar para objetos digitais de livros didáticos de língua espanhola

Rosemberg, Alessandra Bernardo

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2020-03-17

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Formação crítico-reflexiva no Ensino Básico: um olhar para objetos digitais de livros didáticos de língua espanhola
  • Autor: Rosemberg, Alessandra Bernardo
  • Orientador: Kuinghttons, Monica Ferreira Mayrink O'
  • Assuntos: Ensino De Língua Espanhola; Formação Crítico-Reflexiva Do Aluno; Objetos Educacionais Digitais; Digital Educational Objects; Spanish Language Teaching; Student Critical-Reflexive Education
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O objetivo desse estudo é refletir sobre as possibilidades criadas e oferecidas pelos objetos educacionais digitais que acompanham os livros didáticos de ensino da língua espanhola, como contribuição para a formação crítico-reflexiva do aluno. Para o desenvolvimento desta pesquisa, escolhemos analisar os objetos educacionais que acompanham três livros didáticos de ensino da língua espanhola: Cercanía Espanhol 6, Acentos del Español 2 e Dimensiones (Ensino Médio). O referencial teórico da pesquisa é desenvolvido em torno de três eixos centrais: a) a formação para o desenvolvimento da consciência crítico-reflexiva do aluno, com apoio nos estudos desenvolvidos por Freire (1967/2011; 1974/2017), Dewey (1959; 1959) e Joerns (2011); b) a formação para o desenvolvimento da consciência crítico-reflexiva do aluno nas aulas de língua estrangeira (espanhol), com base nos trabalhos de Rocha e Maciel (2015), Kawachi e Lima (2015) e Walsh (2009), Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006); c) os recursos digitais como subsídios para a aprendizagem crítico-reflexiva do aluno, a partir das contribuições de Braga (2013), Grispun (1999), Silva (2013), Zacharias (2016), Ribeiro (2016), Paiva (2016), Brasil (2013) e São Paulo (2019). A metodologia desse estudo se caracteriza pela abordagem qualitativa, cujo método é a Análise de Conteúdos, definida como um conjunto de técnicas de análise de comunicações (textos), que utiliza procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição de seu conteúdo. A coleta dos dados foi realizada por meio do acesso às plataformas digitais das editoras SM e FTD/EDELVIVES, em que estavam disponíveis os objetos educacionais digitais selecionados para o estudo. A análise dos dados nos permitiu reconhecer o potencial crítico-reflexivo dos objetos educacionais digitais, desde que mediados pelo professor, que, por meio de práticas pedagógicas dialógicas e com o suporte das tecnologias educacionais, pode orientar o aluno para sua formação crítico-reflexiva.
  • DOI: 10.11606/D.8.2020.tde-17072020-144210
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2020-03-17
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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