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Ensino-aprendizagem em endodontia: aplicação da hipermídia e o uso da internet como facilitadores do processo

Lemos, Érico De Mello

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia 2010-07-05

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Ensino-aprendizagem em endodontia: aplicação da hipermídia e o uso da internet como facilitadores do processo
  • Autor: Lemos, Érico De Mello
  • Orientador: Gavini, Giulio
  • Assuntos: Autoinstrução; Multimídia Interativa; Internet; Hipermídia; Ensino-Aprendizagem; Diagnóstico Em Endodontia; Endodontic; Hypermedia; Dental Education; Learning; Computer-Assisted Instruction; Oral Diagnosis
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: No modelo tradicional de ensino, desenvolver os aspectos cognitivos, psicomotores e comportamentais inerentes ao diagnóstico e plano de tratamento em Endodontia, tornam-se um problema, devido ao número relativamente limitado de experiências clínicas vivenciadas pelos alunos na formulação do diagnóstico, bem como a disponibilidade do professor compatível ao número de alunos na clínica endodôntica e o número cada vez mais insuficiente de pacientes para atender a demanda. Neste sentido, o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem eficientes e de avaliação das competências relacionadas ao diagnóstico, seria interessante para a educação em Endodontia. O objetivo deste trabalho foi verificar e comparar o desempenho de alunos de Endodontia, tendo como fonte de variação para a metodologia educacional, a utilização da tecnologia hipermídia e o uso da internet como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem. Para isso, graduandos do terceiro ano de Odontologia de três Universidades foram divididos em três grupos, de acordo com a metodologia de ensino-aprendizagem utilizada: GI método tradicional centrado no professor - grupo controle (n = 23); GII método tradicional acrescendo uma revisão centrada no professor, antes da avaliação (n = 30) e, GIII método de auto-instrução centrado no aluno utilizando a tecnologia hipermídia com acesso através da internet (n = 90). O site endo-e.com foi utilizado como método de auto-instrução, incluindo, entre outros temas, as doenças da polpa e do periápice, diagnóstico e tratamento endodôntico, além da simulação de casos clínicos com todas as modalidades das doenças da polpa e do periápice, tanto para treinamento, bem como para avaliação dos alunos. Os resultados obtidos na avaliação foram submetidos à análise estatística, por meio dos testes Kruskal-Wallis e Student Newman Keuls. A estratégia centrada no professor com revisão, onde os alunos interagiram com situações simuladas após as aulas teóricas tradicionais, foi o método mais eficiente, apresentando resultados estatisticamente significantes (p<0,01), em relação às demais estratégias utilizadas. Não foram observadas diferenças estatísticas significantes entre os grupos que utilizaram estratégias centradas exclusivamente no professor e no aluno, ambas sem o uso da revisão interativa. A tecnologia hipermídia e o uso da internet quando empregados isoladamente, sem despender nenhuma hora/aula presencial, mostrou equivalência com a estratégia de ensino-aprendizagem convencional centrada no professor, podendo ser considerada como estratégia complementar ou facilitadora da aprendizagem do diagnóstico em Endodontia.
  • DOI: 10.11606/T.23.2010.tde-29062011-165007
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia
  • Data de criação/publicação: 2010-07-05
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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