skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Participação popular no planejamento do plantio de espécies arbóreas em 12 bairros do município de Piracicaba-SP

M. Ferreira C. K Suemasu; Mário Tomazello Filho; Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da Universidade de São Paulo (11. 2003 Piracicaba); Reunião Paulista de Iniciação Cientifica em Ciências Agrárias (14. 2003 Piracicaba); Congresso de Iniciação Cientifica da ESALQ (17. 2003 Piracicaba)

Agropecuária; resumos São Paulo : USP, 2003

São Paulo USP 2003

Localização: ESALQ - Biblioteca Central    (CD E 757 11/2003 1367095 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Participação popular no planejamento do plantio de espécies arbóreas em 12 bairros do município de Piracicaba-SP
  • Autor: M. Ferreira
  • C. K Suemasu; Mário Tomazello Filho; Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da Universidade de São Paulo (11. 2003 Piracicaba); Reunião Paulista de Iniciação Cientifica em Ciências Agrárias (14. 2003 Piracicaba); Congresso de Iniciação Cientifica da ESALQ (17. 2003 Piracicaba)
  • Assuntos: ARBORIZAÇÃO (PLANEJAMENTO); POPULAÇÃO URBANA
  • É parte de: Agropecuária; resumos São Paulo : USP, 2003
  • Notas Locais: Também em CD-ROM
  • Descrição: A implantação de projetos de arborização urbana é de vital importância para resgatar a qualidade de vida nas cidades, conferindo benefícios diretos para a população. Entretanto, muitos problemas e restrições ocorrem nas várias etapas do processo de arborização devido à falta de uma visão integrada e da necessidade da inclusão da participação popular no seu planejamento e execução. Pelo exposto, o presente trabalho desenvolveu um projeto de consulta e de adesão à população de 12 bairros periféricos de Piracicaba, possibilitando a participação ativa dos seus moradores no planejamento da arborização. Inicialmente foram coletados parâmetros para o plantio (largura das calçadas, existência de postes e de fiação elétrica, rede de água e esgoto, garagens, etc.). Em seguida foi implementada a etapa de (i) consulta dos moradores através de materiais informativos (pastas), com as fotografias e informações básicas sobre as espécies potenciais e de (ii) assinatura do termo de compromisso (adesão) com dados pessoais e a espécie escolhida. Os resultados do levantamento foram tabulados e ordenados por bairro e por espécie arbórea para a posterior implantação do programa de arborização. Os resultados do presente trabalho permitem concluir que o sucesso do programa de arborização urbana nos bairros analisados depende de consulta prévia e da participação organizada dos seus moradores, proporcionando a necessária orientação e informação para o plantio das espécies adequadas
  • Editor: São Paulo USP
  • Data de criação/publicação: 2003
  • Formato: p.285 , res.5.48.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.