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Necessidades de aprendizagem daqueles que ensinam construção de uma escala de competências socioemocionais docentes

Cristiane Souza de Lacerda https://org/0000-0003-0248-4339 Jorge Fernando Pereira Sinval; Thaís Zerbini

2023

Localização: FFCLRP - Fac. Fil. Ciên. Let. de R. Preto    (https://doi.org/10.11606/T.59.2023.tde-10112023-153052 )(Acessar)

  • Título:
    Necessidades de aprendizagem daqueles que ensinam construção de uma escala de competências socioemocionais docentes
  • Autor: Cristiane Souza de Lacerda https://org/0000-0003-0248-4339
  • Jorge Fernando Pereira Sinval; Thaís Zerbini
  • Assuntos: APRENDIZAGEM; COMPETÊNCIA PROFISSIONAL; PROFESSORES; EDUCAÇÃO; TREINAMENTO PROFISSIONAL; Análise De Necessidade De Aprendizagem; Competência Docente; Competências Socioemocionais; Desenvolvimento E Educação; Development Education; Learning Needs Analysis; Socio-Emotional Competencies; Teaching Competence; Training; Treinamento
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A partir de 2008, observou-se no Brasil uma expansão dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação profissional oferecidos por instituições públicas federais. No entanto, essa ampliação parece não ter sido acompanhada por um programa de formação e desenvolvimento para os professores, o que resultou em desafios na docência em diversos níveis e modalidades de ensino, incluindo a carreira dos professores dos Institutos Federais (IF). Além disso, a literatura científica sobre Competências Socioemocionais Docentes ainda carece de pesquisas que vão além da relação aluno-professor e professor-aluno, especialmente no que diz respeito à mensuração dessas competências. Diante desse cenário, o objetivo desta tese de doutorado foi identificar as competências socioemocionais docentes no rol de competências docentes para atuar nos IF, por meio de uma abordagem multimétodo. A primeira etapa metodológica foi qualitativa e incluiu uma revisão integrativa da literatura, coleta e análise documental, avaliação de um questionário semiestruturado e realização de grupos focais. Essa fase foi fundamental para embasar a construção de uma Escala de Competências Socioemocionais (ECSE), que subsidiou a segunda etapa do estudo, de natureza quantitativa. Nessa etapa, foram realizadas análises estatísticas descritivas e análises fatoriais confirmatórias, com o objetivo de verificar as evidências de validade da escala. Ao longo de todo o processo de investigação, foram respeitados os aspectos éticos envolvidos na pesquisa. Os resultados deste estudo indicaram a existência de três competências consideradas essenciais para docentes nos IF: Competência Socioemocional, Competência Digital e Competência em Gestão. Além disso, duas variáveis de contexto foram identificadas como relevantes: Suporte à Transferência e Institucionalidade. A ECSE
    desenvolvida foi composta por 16 itens agrupados em 4 fatores: Consciência Emocional (ω = 0,74), Regulação Emocional (ω = 0,77), Autonomia Emocional (ω = 0,56) e Competência Social (ω = 0,78). Os resultados apresentaram evidências sólidas de validade, indicando direções para pesquisas futuras nessa área
  • Data de criação/publicação: 2023
  • Formato: 83 p anexos.
  • Idioma: Português

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