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O corpo (re)significado: discursos de alunos vítimas de bullying

Paula, Thaís Silva Marinheiro De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2023-08-29

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O corpo (re)significado: discursos de alunos vítimas de bullying
  • Autor: Paula, Thaís Silva Marinheiro De
  • Orientador: Pacifico, Soraya Maria Romano
  • Assuntos: Bullying; Singularidade; Ensino Médio; Discurso; Corpo; Discourse; Bullying; Middle School; Body; Singularity
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Ao considerarmos o aumento do percentual de casos de bullying dentro do espaço escolar, é imprescindível buscar conhecer mais sobre essa prática violenta, visto que, de acordo com os estudos de Fante (2011), o bullying é caracterizado como uma violência intimidadora, repetitiva e consciente com o intuito de levar medo à sua vítima de modo que essa prática tem poder destrutivo e perigoso à comunidade escolar e à sociedade. Sendo assim, entendemos que as ocorrências de bullying são/estão diretamente relacionadas com a agressão ao outro, seja física ou verbal. Com base no corpus desta pesquisa, interpretamos que estamos diante de uma violência em que o agressor atribui um olhar classificatório ao corpo de sua vítima, na busca de alguma característica, ligada, ou não, aos padrões de beleza corporais, que possa ser motivo de zombaria. Desta forma, damos ênfase aqui ao corpo vítima de violência, corpo julgado, subjugado, corpo que ganha sentidos de inferiorização pelo olhar do outro. Nessa perspectiva, podemos compreender as relações de poder, de modo que o bullying pode ser considerado uma forma de olhar que julga e incentiva a (in)visibilidade do outro; podemos compreender, ainda, que é no espaço escolar que o bullying se constitui por meio do olhar social, ou seja, do olhar do agressor mediante sua vítima, que pode ser determinado, muitas vezes, pela aparência daquele que é agredido. Partimos da consideração de que o Ensino Fundamental é o período em que são discursivizados com maior frequência os ataques de bullying, porém, para esta pesquisa, acreditamos que tanto a vítima de bullying quanto o agressor crescem e dão seguimento aos estudos, desta maneira, questionamo-nos quanto a esse corpo violado, cindido, ressignificado pela violência, e, dessa forma, objetivamos analisar, por meio de um questionário semiestruturado, o discurso de 33 alunos de Ensino Médio de uma escola pública do interior do estado de São Paulo que foram vítimas de bullying durante o Ensino Fundamental, bem como as marcas corporais discursivizadas pelos sujeitos-vítimas, que foram inscritas em seus corpos por essa violência. Para este trabalho, a metodologia requer instrumentos que sejam capazes de analisar sentidos não ditos, então, o método escolhido foi o paradigma indiciário de Ginzburg (1989), o qual propõe um método interpretativo. Para embasar esta pesquisa, os pressupostos teóricos utilizados sustentam-se na Análise de Discurso pecheuxtiana que será de suma importância para conceituar sujeito, discurso e processos discursivos (PÊCHEUX, 2009), (ORLANDI, 2001, 2016), e corpo (COURTINE, 2011, 2013), (FERREIRA, 2003, 2007), (HAROCHE, 2018). Como resultado, compreendemos o bullying como uma violência institucional que silencia sua vítima e ainda é naturalizada como brincadeira, quando, na verdade, é uma não-brincadeira. Pelas análises, interpretamos que o bullying produz uma ressignificação da singularidade do sujeito e, com isso, há a ressignificação desse corpo. O que nos permite concluir que, enquanto as instituições escolares não olharem para essa prática como uma violência que é singular para cada sujeito-aluno, o bullying encontrará terreno fértil para se instaurar cada vez mais nas escolas, naturalizado e disfarçado de brincadeira.
  • DOI: 10.11606/T.59.2023.tde-20102023-083926
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2023-08-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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