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Sobre a leitura de A la recherche du temps perdu
Samira Murad Claudia Consuelo Amigo Pino; Philippe Leon Marie Ghislain Willemart
2012
Localização:
FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas
Teses CAPH
(11603N )
(Acessar)
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Título:
Sobre a leitura de A la recherche du temps perdu
Autor:
Samira Murad
Claudia Consuelo Amigo Pino
;
Philippe Leon Marie Ghislain Willemart
Assuntos:
Proust, Marcel 1871-1922
;
LITERATURA FRANCESA
;
ANÁLISE DO DISCURSO
;
LINGUÍSTICA TEXTUAL
;
Em Busca Do Tempo Perdido
;
Estética Da Recepção
;
Interpretive Operations
;
Operações Interpretativas
;
Reader-Response Criticism
;
Reception Theory
;
Remembrance Of Things Past
;
Teoria Do Efeito Estético
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
Seguindo uma pista lançada pelo próprio Proust num texto crítico sobre a leitura, a crítica proustiana vem dedicando bastante espaço à compreensão deste tema na Recherche. Em geral, essa compreensão tem sido levada a cabo por meio da análise das figurações da leitura no romance de modo a construir o posicionamento teórico do escritor sobre a leitura que, por sua vez, funcionaria como modelo para a leitura da própria Recherche. Entretanto, essas análises apontam para incoerências e contradições que potencialmente poderiam invalidar seu caráter de modelo. Revisitando algumas das interpretações críticas bem como o próprio ensaio de Proust sobre a questão, esta tese defende que a compreensão da leitura da Recherche vai além da discussão da figuração do tema no texto. Para isso, propõe a análise do papel do leitor dimensão textual virtual que comporta diversas operações interpretativas potenciais. Controladas pela organização do texto, isto é, por sua disposição arquitetônica, em seus mais diversos planos, essas operações, uma vez percebidas pelos leitores (o que não se deu imediatamente na história da recepção da Recherche) sustentam essas leituras (críticas ou não) de modo que podem ser vistas como a base ou as condições de possibilidade de toda e qualquer interpretação
Data de criação/publicação:
2012
Formato:
246 p.
Idioma:
Português
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