skip to main content
Resource type Show Results with: Show Results with: Index

A importância de diferentes mediadores na elaboração e representação de modelos da estrutura e transformação da matéria

Vries, Mauritz Gregório De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2017-11-27

Online access. The library also has physical copies.

  • Title:
    A importância de diferentes mediadores na elaboração e representação de modelos da estrutura e transformação da matéria
  • Author: Vries, Mauritz Gregório De
  • Supervisor: Arroio, Agnaldo
  • Subjects: Socioconstrutivismo; Ensino De Ciências; Ensino De Química; Estrutura E Transformação Da Matéria; Mediadores; Modelagem; Social Constructivism; Science Teaching; Modelling; Mediators; Matters Structure And Transformation; Chemistry Teaching
  • Notes: Dissertação (Mestrado)
  • Description: Nessa pesquisa planejamos, aplicamos e analisamos uma sequência didática sobre a estrutura e transformação da matéria baseada em elementos da modelagem no ensino de ciências. Os principais objetivos foram o de descrever os principais suportes oferecidos aos estudantes e analisar como estes foram utilizados, além de investigar as principais dinâmicas de interação social concretizadas na intervenção, que os permitissem participar ativamente do processo de construção e expressão de modelos. A questão central é a de compreender como os indivíduos são capazes de se apropriarem de uma determinada ferramenta cultural, em outras palavras, quais dinâmicas e ajudas são necessárias para uma ferramenta existente em plano social ser dominada em plano individual; em nosso caso, os modelos científicos sobre a estrutura e transformação da matéria. Focamos nossa análise em três aulas de modelagem nas quais a dinâmica principal tratou-se justamente da construção e representação de modelos em nível submicro e simbólico de diversos sistemas, após a experiência prévia com cinco transformações em situação de aula experimental. Os sistemas modelados trataram-se da matéria em repouso e de transformações físicas e químicas, somando um total de 09 atividades. Realizamos um estudo piloto e uma intervenção final, sendo esta última aplicada com três turmas de 1º ano do ensino médio de uma escola particular da cidade de São Paulo no ano de 2016 (n=84), no qual o pesquisador era o próprio professor das turmas. Recorremos à análise dos dados o referencial de pesquisa qualitativa, de caráter interpretativo, na qual dispomos de diferentes instrumentos de coletas de dados com o propósito de realizar a triangulação entre os mesmos, sendo estes as produções dos estudantes, as observações diretas da intervenção e entrevista com onze alunos. A sequência do conteúdo; as orientações do professor para a execução das atividades; a interação direta do professor com os estudantes; a importância da socialização das atividades em grupos de diferentes tamanhos, sobretudo às interações entre as duplas formadas pelos pares; as dinâmicas de interação social e negociação de significados promovida e potencializada pela proposta de modelagem; as negociações de significados realizadas a partir das produções dos estudantes e a visualização dos vídeos de experimentos realizados previamente foram identificados como os suportes e dinâmicas mais importantes para a proposta de modelagem e, portanto, são apresentados e discutidos nessa pesquisa. As produções dos estudantes foram, entretanto, consideradas tanto o produto como mediadores centrais que possibilitaram a construção e reconstrução do conhecimento. Pudemos, assim, sistematizar elementos que possibilitem e encorajem trazer ao espaço comum da sala de aula as atividades de modelagem, caracterizadas por promover o protagonismo dos alunos e incentivar a exposição e negociações de significados em plano social.
  • DOI: 10.11606/D.48.2018.tde-15022018-112537
  • Publisher: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Creation Date: 2017-11-27
  • Format: Adobe PDF
  • Language: Portuguese

Searching Remote Databases, Please Wait