skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

As contribuições a partir do olhar atento: estudos do meio e a educação para a vida

Lestinge, Sandra ; Sorrentino, Marcos

Ciencia & Educação, 2008, Vol.14 (3), p.601-619 [Periódico revisado por pares]

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    As contribuições a partir do olhar atento: estudos do meio e a educação para a vida
  • Autor: Lestinge, Sandra ; Sorrentino, Marcos
  • Assuntos: aprendizagem ; EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; Educação ambiental ; Ensino ; Environmental education ; Estudo do meio ; learning ; Perception ; Percepção ; Studies of the environment ; Teaching
  • É parte de: Ciencia & Educação, 2008, Vol.14 (3), p.601-619
  • Descrição: O presente artigo tem por finalidade apresentar alguns autores que dão ênfase à utilização de atividades de campo dirigidas, realizadas em ambiente extraclasse, aqui denominadas de estudos do meio; contextualizando-as, criticamente, como possível contribuição frente à crise de percepção vivida na contemporaneidade. Apesar de não estar restrito apenas à comunidade escolar ou ao ensino formal, é como recurso didático que o estudo do meio é valorizado, devido aos resultados expressivos - pois imprime qualidade - nas relações de ensino-aprendizagem, interpessoais e intrapessoais. A percepção sobre o cotidiano, a realidade social, cultural, histórica, do meio físico e natural foi e ainda é fundamental no processo de formação do cidadão emancipado e compromissado; e, deve ser uma prática constante para nortear as sociedades da "era do conhecimento" rumo à construção de saberes para a sustentabilidade socioambiental e melhoria da qualidade de vida.
  • Editor: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.