skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Doing Pragmatics in the Primary School: an Exploratory Research on Requests; Fare pragmatica nella scuola primaria: uno studio esplorativo sulle richieste; Fazer pragmática na escola primária: uma pesquisa exploratória com pedidos

Ferrari, Stefania; Zanoni, Greta

Revista de Italianística; n. 35 (2017); 29-53

Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2024-04-21

Acesso online

  • Título:
    Doing Pragmatics in the Primary School: an Exploratory Research on Requests; Fare pragmatica nella scuola primaria: uno studio esplorativo sulle richieste; Fazer pragmática na escola primária: uma pesquisa exploratória com pedidos
  • Autor: Ferrari, Stefania; Zanoni, Greta
  • Assuntos: Pragmatics; Italian Language; Primary School; Requests; Oral Interaction; Pragmatica; Lingua Italiana; Scuola Primaria; Richieste; Interazione Orale; Pragmática; Língua Italiana; Escola Primária; Pedidos; Interação Oral
  • É parte de: Revista de Italianística; n. 35 (2017); 29-53
  • Descrição: O artigo ilustra um estudo exploratório sobre as modalidades de produção do ato comunicativo do pedir na interação de crianças de 8-9 anos, baseado em uma experimentação educacional de pesquisa-ação, conduzida na Itália na turma curricular da escola primária. Os aspectos especificamente indagados são os seguintes: as modalidades de realização do ato comunicativo; a relação entre ato comunicativo e sequência interacional; a capacidade das crianças de refletir sobre os usos linguísticos. Os resultados obtidos oferecem indicações para o desenvolvimento de materiais didáticos apropriados e para a definição de futuros protocolos de pesquisa.
    L’articolo illustra uno studio esplorativo sulle modalità di produzione dell’atto comunicativo del richiedere nell’interazione di bambini di 8-9 anni, basato su una sperimentazione educativa di ricerca-azione, condotta in Italia nella classe curricolare della scuola primaria. Gli aspetti specifi camente indagati sono i seguenti: le modalità di realizzazione dell’atto comunicativo; la relazione tra atto comunicativo e sequenza interazionale; la capacità dei bambini di rifl ettere sugli usi linguistici. I risultati ottenuti offrono indicazioni per lo sviluppo di materiali didattici appropriati e per la defi nizione di futuri protocolli di ricerca.
    The present paper illustrates an  exploratory study investigating the communicative act of request performed by children aged 8-9 in oral interactions with adults and peers. The study is based on data collected as part of an educational action research plan carried out in two classrooms at a primary school in Italy. The main aspects investigated are: the strategies for requesting in oral production; the relationship between communicative act and interactional sequence; the ability of children to reflect on the language they use. Results provide useful insights both for the development of specific teaching materials and the definition of future research protocols.
  • DOI: 10.11606/issn.2238-8281.v0i35p29-53
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/italianistica/article/view/141891/136999
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2024-04-21
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.