skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Narrativas de si na iniciação à docência: O PIBID como espaço e tempo formativos

Silva, Fabrício Oliveira da ; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco

Educação & Formação (Fortaleza), 2018-05, Vol.3 (8), p.57-74 [Periódico revisado por pares]

Fortaleza-Ceará-Brasil: Universidade Estadual do Ceará

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Narrativas de si na iniciação à docência: O PIBID como espaço e tempo formativos
  • Autor: Silva, Fabrício Oliveira da ; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco
  • Assuntos: Computer Assisted Instruction ; Education ; Educational Practices ; Foreign language instruction ; pibid. formação. práticas educativas. ensino. narrativas ; Portuguese ; Teaching
  • É parte de: Educação & Formação (Fortaleza), 2018-05, Vol.3 (8), p.57-74
  • Descrição: Analisou-se a trajetória de iniciação à docência de uma bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na Universidade do Estado da Bahia, objetivando compreender como o programa faculta a inserção do licenciando em Letras na dinâmica das práticas educativas. Apresentaram-se os objetivos do programa, a organização e as experiências da iniciação à docência narradas pela bolsista, refletindo-se sobre a sua trajetória formativa, as experiências vividas numa dupla dimensão do referido programa: a de se constituir como uma categoria de tempo formativo, bem como de lócus em que a iniciação à docência produz sentidos do ser professor pela complexidade e dinâmica da realidade escolar. Optou-se pela abordagem (auto)biográfica com base em autores que estudam a temática. O estudo mostrou que o mencionado programa favoreceu a inserção da licencianda no contexto do cotidiano da escola, o que possibilita desenvolvimento de experiências para o ensino de Língua Portuguesa.  
  • Editor: Fortaleza-Ceará-Brasil: Universidade Estadual do Ceará
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.