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O paradigma da fluidez do automóvel: burocracias estatais e mobilidade em São Paulo

Requena, Carolina

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2015-02-03

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O paradigma da fluidez do automóvel: burocracias estatais e mobilidade em São Paulo
  • Autor: Requena, Carolina
  • Orientador: Marques, Eduardo Cesar Leão
  • Assuntos: Burocracia; Transportes; Cet; Estado; Mobilidade Urbana; Políticas Públicas; Trânsito; Bureaucracy; Transport; Traffic; State; Public Policy; Urban Mobility
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Versão corrigida
  • Descrição: A pesquisa busca compreender se e como a trajetória das burocracias municipais ligadas à circulação viária teve e tem efeito sobre o destino das políticas públicas de mobilidade urbana em São Paulo. Os achados permitem argumentar que o insulamento e a capacitação da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) quando de sua fundação nos anos 1970 lhe possibilitaram estabelecer e manter um paradigma de política o paradigma da fluidez do automóvel. Esse paradigma, por sua vez, impacta negativamente o desempenho do transporte coletivo viário, administrado por uma burocracia historicamente menos capacitada (SPTrans). Programas recentes que enfrentaram o paradigma da fluidez do automóvel são compreendidos como resultado do sucesso do poder executivo municipal em ativar, no sentido da mudança, o trabalho de ambas burocracias (CET e SPTrans). Além de procurar avolumar a agenda de pesquisas sobre Estado e políticas públicas, a presente dissertação pretende ampliar as explicações oferecidas para o crítico status quo da mobilidade urbana em São Paulo, propondo a incorporação da análise de políticas de circulação viária à esparsa investigação sobre mobilidade urbana feita pelas ciências sociais.
  • DOI: 10.11606/D.8.2015.tde-16062015-124807
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2015-02-03
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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