skip to main content

O efeito da escola sobre o desempenho de alunos do ensino uma análise para os estados brasileiros

Rafael de Sousa Camelo Rafael de Sousa Camelo

2007

Localização: FEARP - Fac. Econ. Adm. Cont. de R. Preto    (Camelo, Rafael de Sousa )(Acessar)

  • Título:
    O efeito da escola sobre o desempenho de alunos do ensino uma análise para os estados brasileiros
  • Autor: Rafael de Sousa Camelo
  • Rafael de Sousa Camelo
  • Assuntos: EDUCAÇÃO (ECONOMIA QUALIDADE AVALIAÇÃO)
  • Notas: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado ao Departamento de Economia, Curso de Ciências Econômicas da FEARP-USP
  • Descrição: Nos últimos anos a educação fundamental no Brasil tem experimentado um grande crescimento dos recursos nela investidos e uma expressiva expansão em suas taxas de atendimento. O desafio das políticas educacionais hoje é melhorar a qualidade desse nível de ensino, em vista dos diversos benefícios que tal melhoria poderá trazer ao país. No entanto, a forma de realizar tal melhoria não é consensual, como mostram os trabalhos em Economia da Educação. Um dos pontos centrais abordados por essa literatura é até que ponto a escola influencia, de fato, o desenvolvimento de habilidades de seus alunos vis-à-vis as características sócio-econômicas desses. O presente projeto propõe estimar o efeito da escola sobre o desempenho dos alunos da quarta série do ensino fundamental para cada um dos estados brasileiros. Para isso, dois exercícios serão realizados. O primeiro consiste em decompor a desigualdade das notas, por meio da decomposição do índice L de Theil, com a finalidade de descobrir quanto do desempenho escolar pode ser explicado por diferenças na qualidade das escolas. O segundo, complementando o primeiro, estima especificamente o 'efeito-fixo' da escola sobre o desempenho escolar que permitirá construir um ranking de escolas. Com base nesse ranking, simulações serão realizadas de forma a medir a melhoria de desempenho dos alunos caso esses freqüentassem as melhores escolas. Os dados utilizados são os do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do INEP/MEC
  • Data de criação/publicação: 2007
  • Formato: 1 CD-ROM.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.