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A última coisa humana? A música na fronteira entre humanidade e animalidade

Andreia Marin Marcos Câmara de Castro

Proa: Revista de Antropologia e Arte Campinas v. 2, n. 10, p. 80-104, 2020

Campinas 2020

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A última coisa humana? A música na fronteira entre humanidade e animalidade
  • Autor: Andreia Marin
  • Marcos Câmara de Castro
  • Assuntos: MÚSICA; HUMANISMO; FILOSOFIA; Animalidade; Humanidade; Indeterminação; Animality; Humanity; Music; Indetermination
  • É parte de: Proa: Revista de Antropologia e Arte Campinas v. 2, n. 10, p. 80-104, 2020
  • Notas: Disponível em: https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/proa/article/view/3926/3355. Acesso em: 24 ago. 2021
  • Descrição: O presente texto é tecido nas inquietações sobre o limiar entre humanidade e animalidade. Depois das discussões sobre a linguagem, a modulação das emoções, a consciência da morte e a própria razão, identifica-se um resto que continua a ser defendido por alguns como característica exclusivamente humana: a música. As reflexões aqui apresentadas: têm origem na dissociação entre reprodução/imitação e produção musical, a partir de uma assertiva de D’Arezzo; ganham reforço nas provocações de Chabanon sobre o caráter não-imitativo da música e suas condições nos animais, selvagens e crianças; encaminham-se para as ideias de Derrida, de onde são destacadas as distinções entre bestialidade e soberania e a crítica ao singular genérico animal, e de Merleau-Ponty, com os conceitos de mundo percebido e Unwelt
  • Editor: Campinas
  • Data de criação/publicação: 2020
  • Formato: p. 80-104.
  • Idioma: Português

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