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As danças das forma-ações em uma residência multiprofissional em saúde: passos para formar no E para o Sistema Único de Saúde

Ota, Laura Iumi Nobre

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte 2023-12-07

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    As danças das forma-ações em uma residência multiprofissional em saúde: passos para formar no E para o Sistema Único de Saúde
  • Autor: Ota, Laura Iumi Nobre
  • Orientador: Carvalho, Yara Maria de
  • Assuntos: Formação Em Educação Física; Formação Em Saúde; Práticas Integrativas E Complementares Em Saúde; Práticas De Saúde; Pesquisa-Intervenção-Poética; Políticas De Formação; Research-Intervention-Poetics; Physical Education Training; Integrative And Complementary Practices; Health Training; Health Practices; Training Policies
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: As Residências Multiprofissionais em Saúde são decorrentes de políticas públicas de formação que objetivam qualificar a atuação dos diferentes profissionais de saúde em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde (SUS). A Residência Multiprofissional em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (RMPICS) da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo teve início em março de 2016, e desde então, tem sido repensada e reestruturada. Esta pesquisa-intervenção-poética discute a formação em saúde nessa Residência em diálogo com a dança e utilizando as obras Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade de bell hooks e Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire como referencial teórico-conceitual. Ela problematizou a inserção da educação física na RMPICS, assim como os processos e projeto de formação da Residência, analisando a contribuição da área específica para a atuação no SUS. De março a agosto de 2022, as reuniões do colegiado interno da RMPICS foram sistematizadas e deixadas em um drive como um convite para que todas as pessoas envolvidas com a Residência coordenadores, preceptores, residentes e colaboradores contribuíssem com o documento. Para a análise foi utilizada a sistematização de experiências de Oscar Jara Holliday, que interpreta criticamente os processos vividos nas reuniões para problematizar o cotidiano. A sistematização, portanto, foi ordenada em quatro passos Passo Carrossel, Passo Picado, Passo Pequenos Saltos e Passo Flexão e cada um trabalha os principais temas presentes nas reuniões do colegiado: o estágio nos cenários de prática, as aulas teóricas, os Trabalhos de Conclusão de Residência e a avaliação. Eles são apresentados separadamente, mas, juntos, compõem o projeto de formação da RMPICS e indicam as práticas formativas, os referenciais e os conceitos comuns e suas relações. A organização dos passos possibilitou percebermos e analisarmos os processos de trabalho, a partir de uma reflexão crítica sobre a prática, um pensar sobre o fazer e ao mesmo tempo, atentos aos afetos que permearam as relações. A sistematização dessa experiência institucional aponta possibilidades para qualificar a formação para o SUS. Cada passo indica movimentos para a criação de outras formas de fazer-pensar coletivas, trazendo pistas de como pensar-fazer formações em saúde para o SUS e transformar a realidade
  • DOI: 10.11606/D.39.2023.tde-20022024-111409
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Data de criação/publicação: 2023-12-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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