skip to main content

Consciência e educação oficina criativa na formação de educadores

Clara Paulina Coelho Carvalho Maria Luisa Sandoval Schmidt

2000

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (T LB1027.G3 C331c e.2 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Consciência e educação oficina criativa na formação de educadores
  • Autor: Clara Paulina Coelho Carvalho
  • Maria Luisa Sandoval Schmidt
  • Assuntos: CONSCIÊNCIA (PERCEPÇÃO); FENOMENOLOGIA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; HEIDEGGER, MARTIN; OFICINA CRIATIVA
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A pesquisa consciência e educação: oficinas criativas na formação de educadores visa contribuir para a formação continuada de educadores em uma perspectiva vivencial. Através de vivências grupais com recursos expressivos, buscou-se investigar fluxos de consciência do educador ao propiciarem reordenações na relação com a atividade profissional. Em grupo, a relação com o trabalho pode ser tematizada e recriada através do fazer artístico. Ao colher subsídios para a compreensão da oficina criativa em suas etapas estruturais, coletou-se dados sobre a articulação entre o fazer artístico e a fala na produção de novos significados para o trabalho em educação. Os princípios gestaltpedagógicos, concebidos a partir da gestalt-terapia, e a fenomenologia heideggeriana nortearam a elaboração das vivências propostas e a posterior análise dos dados obtidos. Tratou-se de pesquisa qualitativa participante, havendo por parte da pesquisadora uma intervenção junto aos sujeitos, acompanhada de dispositivos de observação e registro imediato das vivências grupais. Foram colhidos como material de análise os relatos das pessoas, partindo-se de seu marco de referência visual sobre as produções artísticas. Como procedimento, foram feitas inicialmente entrevistas abertas que enfocaram a relação do educador com o trabalho educacional. As respostas dadas ofereceram subsídios para os temas trabalhados em seguida nas oficinas criativas. As oficinas aconteceram, quinzenalmente, no decorrer
    do segundo semestre de 1998. A pesquisa teve como sujeitos um grupo de dez educadoras de uma escola pública minucipal de São Paulo, que se sentiram disponíveis para participar do processo. As oficinas criativas ofereceram momentos de escuta e apoio necessários à realidade escolar. Através do contato com o seu potencial criativo, o grupo tematizou questões signifivativas para o trabalho educacional, redimensionando-as
  • Data de criação/publicação: 2000
  • Formato: 218 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.