skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Produção Intelectual da USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Produção Intelectual da USP
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Consciência e educação oficina criativa na formação de educadores
Clara Paulina Coelho Carvalho Maria Luisa Sandoval Schmidt
2000
Localização:
IP - Instituto de Psicologia
(T LB1027.G3 C331c e.2 )
e outros locais
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Consciência e educação oficina criativa na formação de educadores
Autor:
Clara Paulina Coelho Carvalho
Maria Luisa Sandoval Schmidt
Assuntos:
CONSCIÊNCIA (PERCEPÇÃO)
;
FENOMENOLOGIA
;
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
;
HEIDEGGER, MARTIN
;
OFICINA CRIATIVA
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
A pesquisa consciência e educação: oficinas criativas na formação de educadores visa contribuir para a formação continuada de educadores em uma perspectiva vivencial. Através de vivências grupais com recursos expressivos, buscou-se investigar fluxos de consciência do educador ao propiciarem reordenações na relação com a atividade profissional. Em grupo, a relação com o trabalho pode ser tematizada e recriada através do fazer artístico. Ao colher subsídios para a compreensão da oficina criativa em suas etapas estruturais, coletou-se dados sobre a articulação entre o fazer artístico e a fala na produção de novos significados para o trabalho em educação. Os princípios gestaltpedagógicos, concebidos a partir da gestalt-terapia, e a fenomenologia heideggeriana nortearam a elaboração das vivências propostas e a posterior análise dos dados obtidos. Tratou-se de pesquisa qualitativa participante, havendo por parte da pesquisadora uma intervenção junto aos sujeitos, acompanhada de dispositivos de observação e registro imediato das vivências grupais. Foram colhidos como material de análise os relatos das pessoas, partindo-se de seu marco de referência visual sobre as produções artísticas. Como procedimento, foram feitas inicialmente entrevistas abertas que enfocaram a relação do educador com o trabalho educacional. As respostas dadas ofereceram subsídios para os temas trabalhados em seguida nas oficinas criativas. As oficinas aconteceram, quinzenalmente, no decorrer
do segundo semestre de 1998. A pesquisa teve como sujeitos um grupo de dez educadoras de uma escola pública minucipal de São Paulo, que se sentiram disponíveis para participar do processo. As oficinas criativas ofereceram momentos de escuta e apoio necessários à realidade escolar. Através do contato com o seu potencial criativo, o grupo tematizou questões signifivativas para o trabalho educacional, redimensionando-as
Data de criação/publicação:
2000
Formato:
218 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript