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Iniciação e prática esportiva escolar e suas dimensões sócio-culturais na percepção dos pais

Sidimar Lucato Antonio Carlos Simões

2000

Localização: EEFE - Esc. Educação Física e Esporte    (T 796.05 L-11 )(Acessar)

  • Título:
    Iniciação e prática esportiva escolar e suas dimensões sócio-culturais na percepção dos pais
  • Autor: Sidimar Lucato
  • Antonio Carlos Simões
  • Assuntos: SOCIOLOGIA DO ESPORTE
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O presente estudo tem por objetivo analisar a iniciação e prática esportiva escolar como fonte auxiliadora às manifestações psicológicas, sociais e culturais que permeiam a vida das crianças em idade escolar, juntamente com a família, que tem importância fundamental no incentivo às atividades esportivas competitivas. Entretanto, a escola também mereceu o seu destaque, por ser um elemento agregador de crianças. Para tanto, foram consideradas as mais diversas teorias sobre iniciação e prática esportiva escolar em crianças na faixa etária de sete a 12 anos, bem como a opinião de seus pais e seus possíveis reflexos socioculturais e psicológicos na iniciação esportiva extracurricular. Este estudo apresenta e analisa conceitos da educação física, da competição, do desenvolvimento de habilidades globais e específicas, do aspecto afetivo-social e o prazer em descobrir as possibilidades de executar novas habilidades motoras, como a realização intrínseca através do esporte educacional. A relação entre jogo e esporte, fator importante na formação global do indivíduo, é aquela tratada com a finalidade de esclarecer vários pontos do comportamento sociocultural. (Continua)
    (Continuação) Finalmente, para esclarecer este comportamento sociocultural da iniciação e prática esportiva escolar nos diversos aspectos do comportamento da criança, elaborou-se um inventário cujo preenchimento foi solicitado a alguns pais ou responsáveis por alunos de uma escola particular de ensino fundamental, onde verificou-se existir maior socialização entre as crianças durante as práticas esportivas. Os pais consideram para fins educativos dos seus filhos a qualidade da escola, do professor, o estímulo à auto-superação esportiva. Foi constatado também que o pouco tempo de treinamento dentro da escola, sua infra-estrutura esportiva, a não participação em campeonatos de caráter municipal ou estadual, o desgaste físico-psicológico e o exagero na cobrança (por resultados ) positivos) exercida pelos profissionais da área em relação às vitórias, são os principais elementos negativos em tais práticas
  • Data de criação/publicação: 2000
  • Formato: 79 p.
  • Idioma: Português

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