skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Produção Intelectual da USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Produção Intelectual da USP
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Iniciação e prática esportiva escolar e suas dimensões sócio-culturais na percepção dos pais
Sidimar Lucato Antonio Carlos Simões
2000
Localização:
EEFE - Esc. Educação Física e Esporte
(T 796.05 L-11 )
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Iniciação e prática esportiva escolar e suas dimensões sócio-culturais na percepção dos pais
Autor:
Sidimar Lucato
Antonio Carlos Simões
Assuntos:
SOCIOLOGIA DO ESPORTE
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
O presente estudo tem por objetivo analisar a iniciação e prática esportiva escolar como fonte auxiliadora às manifestações psicológicas, sociais e culturais que permeiam a vida das crianças em idade escolar, juntamente com a família, que tem importância fundamental no incentivo às atividades esportivas competitivas. Entretanto, a escola também mereceu o seu destaque, por ser um elemento agregador de crianças. Para tanto, foram consideradas as mais diversas teorias sobre iniciação e prática esportiva escolar em crianças na faixa etária de sete a 12 anos, bem como a opinião de seus pais e seus possíveis reflexos socioculturais e psicológicos na iniciação esportiva extracurricular. Este estudo apresenta e analisa conceitos da educação física, da competição, do desenvolvimento de habilidades globais e específicas, do aspecto afetivo-social e o prazer em descobrir as possibilidades de executar novas habilidades motoras, como a realização intrínseca através do esporte educacional. A relação entre jogo e esporte, fator importante na formação global do indivíduo, é aquela tratada com a finalidade de esclarecer vários pontos do comportamento sociocultural. (Continua)
(Continuação) Finalmente, para esclarecer este comportamento sociocultural da iniciação e prática esportiva escolar nos diversos aspectos do comportamento da criança, elaborou-se um inventário cujo preenchimento foi solicitado a alguns pais ou responsáveis por alunos de uma escola particular de ensino fundamental, onde verificou-se existir maior socialização entre as crianças durante as práticas esportivas. Os pais consideram para fins educativos dos seus filhos a qualidade da escola, do professor, o estímulo à auto-superação esportiva. Foi constatado também que o pouco tempo de treinamento dentro da escola, sua infra-estrutura esportiva, a não participação em campeonatos de caráter municipal ou estadual, o desgaste físico-psicológico e o exagero na cobrança (por resultados ) positivos) exercida pelos profissionais da área em relação às vitórias, são os principais elementos negativos em tais práticas
Data de criação/publicação:
2000
Formato:
79 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript