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O ensino da prevenção e reparo do trauma perineal nos cursos de especialização em enfermagem obstétrica

Silveira, Joyce Da Costa

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem 2007-05-25

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O ensino da prevenção e reparo do trauma perineal nos cursos de especialização em enfermagem obstétrica
  • Autor: Silveira, Joyce Da Costa
  • Orientador: Riesco, Maria Luiza Gonzalez
  • Assuntos: Educação; Enfermagem Obstétrica; Parto Humanizado; Períneo; Normal Delivery; Nurse-Midwifery; Nursing Education; Perineum
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este estudo teve como objetivo descrever os elementos que fundamentam o ensino da assistência ao parto normal na prevenção e reparo do trauma perineal nos cursos de especialização em enfermagem obstétrica. Para isso, o estudo foi desenvolvido seguindo uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, para identificar aspectos do processo de formação profissional que se interpõem à prática assistencial da enfermagem obstétrica. Tal perspectiva teórico-metodológica mostrou-se adequada para esta investigação, pois possibilitou identificar aspectos relativos ao processo de ensino-aprendizagem na assistência ao parto normal, prevenção e reparo do trauma perineal nos cursos de especialização em enfermagem obstétrica, a fim de conhecer a contribuição da especialização para a prática baseada em evidências científicas. O estudo foi realizado no Município de São Paulo. Fizeram parte da amostra dez instituições de ensino superior (universidades, centros universitários e faculdades) que têm cursos de graduação em enfermagem e oferecem ou ofereceram a especialização em enfermagem obstétrica. O período compreendeu os anos de 1995 a 2005. Foram entrevistados nove coordenadores, e dez professores dessas instituições. As entrevistas seguiram um roteiro específico para os coordenadores e outro aos professores. As falas dos entrevistados foram agrupadas em: \"O trauma perineal e sua prevenção\" e \"Elementos que fundamentam o ensino da assistência ao parto e do cuidado perineal\". Constatou-se que o conhecimento científico, teórico e prático é indispensável e que ensino não pode estar desvinculado à pratica. Esta prática deve ser feita em laboratório, com todo o equipamento necessário para que o aluno adquira habilidade na reparação do trauma perineal e, também, deve propiciar a experiência no cuidado da mulher durante o parto
  • DOI: 10.11606/D.7.2007.tde-12062007-110751
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Data de criação/publicação: 2007-05-25
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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