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Catatau: literatura de obstrução em país bloqueado

Sousa, Claudio Roberto

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2009-04-27

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Catatau: literatura de obstrução em país bloqueado
  • Autor: Sousa, Claudio Roberto
  • Orientador: Rabello, Ivone Dare
  • Assuntos: Literatura Brasileira - Crítica E Interpretação; Paulo Leminski; Teoria Crítica; Brazilian Literature - Criticism And Interpretation; Critical Theory
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Aqui neste espaço, a que comumente se destina o resumo, bem poderíamos chamá-lo advertência. Talvez deixasse no leitor a impressão mais forte de que não se trata simplesmente da apresentação geral daquilo que deve vir nas páginas posteriores; mas uma censura leve aos desavisados. Sejamos breve. Menos que mapa, só um roteiro. Ao longo do texto tentamos demonstrar por que escolhemos Catatau, e não outro romance talvez melhor acabado ou que fosse sinônimo redondo da literatura praticada no Brasil dos anos de 1970. Nosso ponto de vista: Catatau, enquanto objeto artístico, permanece um óbice ao enquadramento da produção literária de um período e ao mesmo tempo formaliza o impasse artístico e social brasileiro na década de 1970. Lemos Catatau como um ponto privilegiado de onde se pode apreender uma interpretação do Brasil a partir do envolvimento de Paulo Leminski na dinâmica de correspondências entre sua aspiração vanguardista e a impossibilidade dessa constituição em um ambiente de fechamento. Catatau, enigma até certo ponto impenetrável em suas qualidades, nos valeu mais por suas possíveis e prováveis irregularidades. Um desafio acima das forças exige armas. Nesse sentido, fomos procurar as mais adequadas para o enfrentamento: uma abordagem crítica que, como procedimento metodológico e também tomada de posição frente ao texto e à vida, possibilitasse o alargamento seguro do campo de visão. Assim, elementos da Teoria Crítica nos pareceram ser precisos ao deixar o alvo mais vulnerável a nossas investidas. Ao alcançarmos um distanciamento justo, tentamos enfrentar o Catatau como problema literário não resolvido. Dessa maneira, é possível achar em um canto ou outro deste trabalho as tentativas de solucioná-lo. Mas nunca as fizemos de forma direta, demos algumas voltas em torno da atividade artística de Paulo Leminski, contudo sempre a partir dos momentos cruciais da elaboração de Catatau estendendo-se até sua recepção no ambiente conturbado dos anos de chumbo. Uma categoria que se nos apresentou feito um flanco aberto foi a do narrador. Cartesius, produto da estratégia autoral, ao abrir mão de truques e artifícios do realismo formal, rasga os véus da representação. De maneira discreta no conto Descartes com Lentes e de forma mais ostensiva em Catatau, em que o espírito vanguardista, sobretudo sua atitude derrisória, habita o corpo do texto. O riso leminskiano hesita entre a autopreservação e o ataque. O resultado desse movimento é o impasse. Esse encontra correspondência na imagem de Occam, o lado obscuro do nosso atraso que neutraliza a razão cartesiana, bem como na de Articzewski, que é esperado por Cartesius. Para nós, a visão alegórica desta sobreposição de impasses é a encenação de Renatus Cartesius oscilando entre o uso da erva e o da luneta. Enquanto a desrazão e a espera alimentam o impasse, o imobilismo que nos caracteriza emite maus sinais.
  • DOI: 10.11606/T.8.2009.tde-19022010-104804
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2009-04-27
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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