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Um boxeur na arena: Oswald de Andrade e as artes visuais no Brasil (1915-1945)

Virava, Thiago Gil De Oliveira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2018-06-13

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Um boxeur na arena: Oswald de Andrade e as artes visuais no Brasil (1915-1945)
  • Autor: Virava, Thiago Gil De Oliveira
  • Orientador: Chiarelli, Domingos Tadeu
  • Assuntos: Arte Moderna; História Da Arte; Literatura Brasileira; Modernismo; Art History; Brazilian Literature; Modern Art; Modernism
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Artes Visuais
  • Descrição: O presente estudo investiga a posição das artes visuais na experiência intelectual e criativa do poeta e escritor modernista Oswald de Andrade (1890-1954). São analisados não apenas seus textos sobre arte, mas também a presença das artes visuais nos livros de poesia Pau Brasil (1925) e Primeiro caderno do aluno de poesia Oswald de Andrade (1927), assim como nos romances Os Condenados (1922-1934) e Marco Zero (1943-1945). Também são discutidas as relações que o escritor manteve com artistas brasileiros e estrangeiros, além de sua participação em situações importantes envolvendo as artes visuais no país, como a Semana de Arte Moderna; a primeira exposição de Tarsila do Amaral no Brasil; o Clube dos Artistas Modernos; os Salões de Maio. A proposta é averiguar como Oswald de Andrade atuou em um período importante para a história da arte moderna no Brasil, especialmente na cidade de São Paulo, compreendendo as décadas de 1910 a 1940, que são as balizas cronológicas adotadas, tomando-se como referências o texto \"Em prol de uma pintura nacional\", publicado em 1915, e o romance Marco Zero II: Chão, publicado em 1945. Singulares do ponto de vista da escrita e das estratégias discursivas que mobilizam, os textos de Oswald de Andrade que discutem as artes visuais revelam um pensamento em constante movimento e atento ao que entendia serem as demandas de uma época de transformações e de luta pela construção de uma sociedade menos opressora, na qual as artes ocupavam posição estratégica. Com base na investigação desse material, defendese aqui que as artes visuais foram um elemento constitutivo de sua experiência intelectual e criativa, não ocupando uma posição secundária em relação à sua atuação como escritor, poeta e jornalista polemista.
  • DOI: 10.11606/T.27.2018.tde-11092018-102002
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2018-06-13
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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