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Participação e subjetividade num programa de educação ambiental

Sacardo, Gislaine Aparecida

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública 2001-09-04

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Participação e subjetividade num programa de educação ambiental
  • Autor: Sacardo, Gislaine Aparecida
  • Orientador: Westphal, Márcia Faria
  • Assuntos: Educação Ambiental; Participação Da População; Promoção Da Saúde; Psicologia Social; Subjetividade; Environmental Education; Popular Participation; Social Psychology; Subjectivity
  • Notas: Tese (Doutorado)
    Tese (Doutorado)-- Faculdade de Saúde Pública de São Paulo ; Bibliografia: p 149-60
  • Descrição: O objetivo deste trabalho foi analisar a participação e a configuração da subjetividade no Programa de Educação Ambiental do PROCAV II - Programa de Canalização de Córregos, Implantação de Vias, Recuperação Ambiental e Social de Fundos de Vale. O Programa foi gerenciado pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura do Município de São Paulo e executado pelo Consórcio Cógito-Ecoar, no período de julho de 1996 a julho de 1997. Pelas características do problema proposto optou-se por um estudo qualitativo, efetuado por meio de coleta e análise de dados obtidos em entrevistas abertas, com roteiro, realizadas com participantes de um núcleo do Programa. Os resultados mostram que a participação no Programa desencadeou novas relações de amizade, novas formas de solidariedade e novas formas de identificação com o local de moradia. As pessoas foram fortalecidas no plano cotidiano, pois passaram a morar num lugar mais limpo, mais agradável, com endereço, mais saudável, bem como, no plano coletivo, com o reconhecimento da Associação dos Moradores como representação formal e necessária na constituição da identidade pública e da legitimidade social da Comunidade. A configuração de uma verdadeira \"trama\", entrelaçando permanentemente o movimento da subjetividade e as transformações na Comunidade, constituíram a fonte principal de impulsos emancipadores. A execução do Programa, de certa forma, realizou uma Terapêutica das Paixões, pois favoreceu transformações no cotidiano e no plano coletivo de algumas situações pelas quais as pessoas da Comunidade estavam submetidas e humilhadas.
  • DOI: 10.11606/T.6.2020.tde-26032020-112254
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública
  • Data de criação/publicação: 2001-09-04
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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