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Utilização do treinamento auditivo como intervenção para indivíduos com zumbido

Ferreira, Maria Carolina

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia de Bauru 2020-02-20

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Utilização do treinamento auditivo como intervenção para indivíduos com zumbido
  • Autor: Ferreira, Maria Carolina
  • Orientador: Mondelli, Maria Fernanda Capoani Garcia
  • Assuntos: Estimulação Acústica; Perda Auditiva; Zumbido; Acoustic Stimulation; Hearing Loss; Tinnitus
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O zumbido é um sintoma descrito como uma percepção sonora que pode acometer uma parcela significativa da população, sendo considerado como um problema de saúde pública, devido as suas negativas consequências na qualidade de vida do indivíduo. Avaliou-se os efeitos do treinamento auditivo (TA) como intervenção para indivíduos com queixa de zumbido quanto à severidade do sintoma e as suas características psicoacústicas. Foram selecionados adultos com queixa de zumbido associada ou não à perda auditiva sensorioneural bilateral, de grau leve à moderado. Foram realizadas as seguintes avaliações antes e após a realização do TA: Tinnitus Handicap Inventory (THI), a Escala Visual Analógica (EVA), Nível Mínimo de Mascaramento (NMM), audiometria de altas frequências (AAF), acufenometria e TA em todos os pacientes. Os participantes da pesquisa foram orientados a realizar o TA em casa, por no mínimo 20 minutos e no máximo 30 minutos, durante cinco dias consecutivos na semana (uma vez por dia), ao total de quatro semanas, por meio do Portal Afinando o Cérebro. Foram incluídos na pesquisa 23 indivíduos, alocados em dois grupos (G1 e G2). O G1 foi composto por 15 indivíduos, sem perda auditiva e que realizaram o TA. O G2 foi composto por oito indivíduos que apresentavam perda auditiva sensorioneural bilateral, adaptados com AASI miniretroauricular conforme as características de cada indivíduo, após a adaptação, iniciaram o TA em casa. A média de idade dos indivíduos do G1 foi de 51,73±13,11 e do G2 de 72,13±8,94. Apenas o G2 apresentou achados estatisticamente significantes, na avaliação com o THI e EVA, nos instantes pré e pós intervenção com TA. Quanto às medidas psicoacústicas, foram encontradas diferenças significativas na comparação entre os grupos. As diferenças estatisticamente significantes encontradas neste estudo revelaram resultados mais favoráveis ao grupo com intervenção combinada (G2) na análise do THI e EVA, nos instantes pré e pós TA, sendo que os resultados das mensurações psicoacústicas não mostraram diferenças significativas quanto ao uso do TA como intervenção, desta forma, as diferenças encontradas não foram suficientes para afirmar que o TA traz benefícios quando utilizado como intervenção para o zumbido.
  • DOI: 10.11606/D.25.2020.tde-01102021-161101
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia de Bauru
  • Data de criação/publicação: 2020-02-20
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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