skip to main content

Utopia, feminismo e resignação em The left hand of darkness e The handmaid's tale

Ana Rüsche Maria Elisa Burgos Pereira da Silva Cevasco

2015

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas  Teses CAPH  (13425N )(Acessar)

  • Título:
    Utopia, feminismo e resignação em The left hand of darkness e The handmaid's tale
  • Autor: Ana Rüsche
  • Maria Elisa Burgos Pereira da Silva Cevasco
  • Assuntos: UTOPIA; LITERATURA NORTE-AMERICANA; FEMINISMO; PÓS-MODERNISMO
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Versão corrigida
  • Descrição: Os romances norte-americanos The left Hand of Darkness de Usula Le Guin (1969) e The Handmaid's Tale de Margaret Atwood (1985) traduzem os anseios dos ideários políticos e feministas em seus momentos de publicação. As obras são consideradas, respectivamente, u m romance utópico do gênero ficção científica e um romance distópico que se tornou best seller. The left Hand of Darkness coloca, em fragmentos, a questão do planeta Gethen, que se vê diante de uma ginada histórica: ingressar ou não, figurando como uma nação periférica, no Ekumen, uma liga interplanetária. O planeta é habitado por seres ambissexuais e recebe a visita do Enviado, um homem, o incumbindo em trazer esta questão. The Handmaid's Tale traz relatos da Aia Offred, residente de Gilead, nação que seria um fantasmagórico duplo dos Estados Unidos dos anos de 1980, onde se instituiu um governo teocrático, abolindo os direitos mais básicos de todas as mulheres, embora restem mantidas a propriedade privada e a produção capitalista. Offred é uma Aia, o seu útero é tutelado por este Estado e seus relatos foram reconstituídos por dois professores em um simpósio acadêmico no ano de 2195. No trabalho, discute-se a impossibilidade da configuração da utopia nos romances, observando-se as teorias feministas e estudos de gênero na segunda metade do século XX; as formas literárias dentro da noção do que seria o romance no pós - modernismo; a crítica da representação e suas funções ideológicas e a emergência de
    impulsos utópicos em produtos da cultura de massa, tendo em vista a medologia desenvolvida pela crítica materialista, com ênfase nas análises de Fredric Jameson na obra Archaeologies of the future: the desire called utopia and other science fictions.
  • Data de criação/publicação: 2015
  • Formato: 139 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.