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Entre textos e imagens: o compêndio de história do Brasil de Borges Hermida (1962-1975)

Ferraro, Juliana Ricarte

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2013-10-18

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Entre textos e imagens: o compêndio de história do Brasil de Borges Hermida (1962-1975)
  • Autor: Ferraro, Juliana Ricarte
  • Orientador: Schapochnik, Nelson
  • Assuntos: Ensino; Historiografia; Iconografia; Livro Didático; Didactic Book; Historiography; Iconography; Teaching
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A presente tese visa analisar e compreender as relações entre os textos e as imagens contidas no livro didático de autoria de Antonio José Borges Hermida Compêndio de História do Brasil, editado pela Companhia Editora Nacional entre os anos de 1962 e 1975, sendo estas relações reveladoras de um discurso de determinado conhecimento histórico. Para este trabalho foi realizado estudo bibliográfico sobre a história da disciplina de História, a cultura escolar e o contexto político para a sustentação das análises de produção, editoração e circulação do livro, em todas as suas 60 edições, como suporte mercadológico, ideológico e cultural. O Compêndio de História do Brasil, de Borges Hermida, foi aqui analisado como um produto industrial e em sua condição de fonte a ser estudada para a compreensão de parte de uma História da Educação e da História do Ensino de História, assim como para entendimento e estudo de uma História do Livro (didático). O livro, como produto de uma indústria cultural, é fruto da intervenção de diversos sujeitos e autores e um elemento material de conceito complexo, devendo ser também concebido como corpo documental histórico; o nome de seu autor, embora este não se faça presente em todas as suas etapas de formação e produção, deve servir como atrativo comercial em uma perspectiva de maiores vendagens. O discurso historiográfico do autor, expresso pelo texto escrito, é ponto crucial da análise, assim como as imagens utilizadas nos diversos contextos. Além do conteúdo histórico divulgado através dos textos e das imagens, também foram objeto de análise as suas características formais representadas pela forma de sua organização, tipografia e editoração, entendidas como partes integrantes do discurso histórico e didático estabelecido pela obra. As análises dos elementos editoriais e historiográficos possibilitaram uma melhor compreensão da constituição dos diálogos entre o texto e as imagens divulgadas pelo livro como um produto material. O Compêndio, por largo período de tempo, foi o difusor de um conhecimento e de determinado discurso histórico expresso em suas páginas através do trabalho de diversos profissionais da área editorial, das imagens que reproduzem o trabalho de dezenas de pintores e desenhistas e, principalmente, através das palavras de seu autor, Antônio José Borges Hermida.
  • DOI: 10.11606/T.48.2013.tde-30032015-142645
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2013-10-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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