skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

O jovem Pedro Américo entre arte, ciência do belo e um outro nacional

Maciel, Fábio D'Almeida Lima

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2016-08-01

Acceso en línea. La biblioteca tiene también copias físicas.

  • Título:
    O jovem Pedro Américo entre arte, ciência do belo e um outro nacional
  • Autor: Maciel, Fábio D'Almeida Lima
  • Orientador: Chiarelli, Domingos Tadeu
  • Materias: Filosofia Idealista Pintura; Pintura De Nu; Estética; Ecletismo; Pedro Américo De Figueiredo E Mello; Ciência Do Belo; Arte Nacional; Política Das Artes; Arte Francesa Do Século Xix; Arte Brasileira Do Século Xix; Teoria Da Arte; Science Du Beau; Philosophie Idéaliste; Peinture De Nu; Politique Des Arts; Peinture; Art Brésilien Au Xixe Siècle; Esthétique; Eclecticisme; Art National; Art Français Au Xixe Siècle; Théorie De L'Art
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descripción: Esta Tese concentra seu interesse nos anos de formação do pintor e filósofo brasileiro Pedro Américo de Figueiredo e Mello (1843-1905). Toma como objetos principais de reflexão as suas primeiras obras autorais - escritas e pictóricas -, produzidas no fim de sua bolsa de estudos na Europa, especialmente em Paris, concedida diretamente pela Casa Imperial brasileira. São os textos \"La réforme de l\'École des Beaux-Arts et l\'opposition\" (1863), Considerações Filosóficas sobre as Belas Artes entre os Antigos (1864), Cartas de um Plebeu (1865), e a pintura A Carioca (1863-64). A partir dessas produções, discutem-se retrospectivamente os estudos artísticos e científicos realizados por Américo no Rio de Janeiro, em Paris e em outras cidades européias, suas inclinações artísticas e filosóficas, e suas relações com alguns artistas e políticos, no Brasil e no exterior. Apresenta-se como hipótese central o esforço do artista em estruturar uma teoria artística e seu primeiro projeto político endereçado às artes no Brasil, que proverão as bases permanente para várias de suas atuações ao longo da carreira. Defende-se se tratar de uma teoria interessada em revelar o \"Belo ideal\", mas um \"ideal moderno\"; e de um projeto centrado na valorização social do artista por meio de uma demanda permanente de instrução teórica e filosófica; na expansão \"universal\" e obrigatória do ensino do desenho; e na fundação de uma arte nacional que se opusesse - com o aporte das teorias sobre as diferenças entre as \"raças\" humanas - ao indianismo que, nas artes plásticas, ganhava força no país, a partir dos anos 1860.
  • DOI: 10.11606/T.27.2017.tde-03032017-160317
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Fecha de creación: 2016-08-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Portugués

Buscando en bases de datos remotas, por favor espere