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Um estudo comparativo do perfil dos estudantes de direito do ensino público e privado

Renata Salgado Leme José Eduardo Faria

2004

Localização: FD - Fac. Direito    (R14-33-2 DBC )(Acessar)

  • Título:
    Um estudo comparativo do perfil dos estudantes de direito do ensino público e privado
  • Autor: Renata Salgado Leme
  • José Eduardo Faria
  • Assuntos: DIREITO (ESTUDO E ENSINO); ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS; ENSINO JURÍDICO; ENSINO SUPERIOR
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A presente pesquisa tem por objetivo desenhar o perfil dos estudantes de Direito do Ensino Público e Privado da cidade de São Paulo. Para tanto, investigamos qual a concepção dos discentes acerca da responsabilidade do operador jurídico e a maneira como compreendem o sistema jurídico e o Direito. Analisamos, ainda, como as categorias Liberdade, Igualdade, Ética, Democracia, Cidadania, Estado, e Sociedade são apreendidas pelos alunos. Buscamos, por fim, identificar de que forma o ensino jurídico - as práticas educacionais, o método e a técnica de ensino, a postura dos docentes etc - contribui para a formação de um determinado perfil dos discentes. Para a realização da pesquisa, adotamos o método histórico e o indutivo e, como técnica de pesquisa, o questionário. O universo estudado é composto pelos alunos das seguintes faculdades de Direito da cidade de São Paulo: PUC, FMU, São Judas, Mackenzie, Uninove e USP. A pesquisa delineou-se sob a forma de levantamentos. Foram utilizadas as sugestões teóricas de Félix Guattari e a teoria Weberiana do tipo-ideal, com o fim de construir quadros conceituais ou paradigmas. Do confronto entre os modelos teóricos elaborados e os dados coletados, concluímos, a respeito do perfil dos discentes: 1) O perfil dos discentes tende, na maioria dos posicionamentos, a aproximar-se do Modelo II (Sujeito singular, direito: saber científico, Ensino não-dogmático), porém ainda há posicionamentos que os aproximam do Modelo I (Sujeito
    individual, Direito: técnica de controle, Ensino dogmático); 2) O perfil dos alunos oscila entre o Modelo II e o Modelo I; 3) O perfil dos discentes apresenta contradições; 4) Esse é condicionado por inúmeros fatores: inexiste escolha consciente e definida em favor da profissão jurídica, há um excessivo número de alunos em sala de aula, ocorre pouca utilização da biblioteca, há ausência de pesquisa, ocorre o predomínio da aula-conferência, há ausência de uma orientação mais próxima professor-aluno, não há ênfase no estudo de disciplinas como Filosofia, Sociologia e Ciência Política, comparando-se com as disciplinas que estudam o plano da normatividade, sucede, ainda, o fechamento das faculdades às demandas encaminhadas pelo mercado de trabalho e a inadequação da metodologia de ensino adotada pelas instituições
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Formato: 147 p.
  • Idioma: Português

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