skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Relação entre limiares acufenumétricos e a satisfação do usuário de amplificação sonora

Andressa Vital Rocha Maria Fernanda Capoani Garcia Mondelli; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP (20. 2012 Ribeirão Preto)

Resumos São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011

São Paulo Universidade de São Paulo 2012

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Relação entre limiares acufenumétricos e a satisfação do usuário de amplificação sonora
  • Autor: Andressa Vital Rocha
  • Maria Fernanda Capoani Garcia Mondelli; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP (20. 2012 Ribeirão Preto)
  • Assuntos: LIMIAR AUDITIVO; APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL; SATISFAÇÃO
  • É parte de: Resumos São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: 1. Objetivos: Os aparelhos auditivos beneficiam seus usuários em relação à melhora da comunicação na vida diária, incluindo a redução da inabilidade e do handicap auditivo dos usuários de AASI. O questionário Satisfaction with Amplification in Daily Life (SADL) foi criado para quantificar a satisfação alcançada com o uso da amplificação por meio da mensuração de seus elementos constituintes. Associado a adaptação tem-se a satisfação do uso desse dispositivo relacionada ao sintoma zumbido. A Acufenometria engloba um conjunto de técnicas audiológicas para tentar encontrar na audiometria tonal um tom puro que se aproxime do tom do zumbido do paciente. O objetivo deste estudo é investigar os limiares psicoacústicos obtidos por meio da acufenometria de indivíduos com perda auditiva, correlacionando este achado à satisfação do usuário com aparelho auditivo. 2. Métodos: Estudo clínico desenvolvido na Clínica de Fonoaudiologia do Departamento de Fonoaudiologia da FOB/USP Bauru, com aplicação do questionário SADL e realização do teste Acufenometria. 3. Resultados: Foram avaliados 15 pacientes com idade média de 68 anos, de ambos os sexos, usuários de aparelho de amplificação sonora, por no mínimo três meses. A satisfação foi quantificada sendo encontrados para as subescalas GBL média 6,13; PE 6,61; SC 5,15; NF 5,93 e IP 6,63; apontando generalizadamente indivíduos satisfeitos. Considerando a presença do sintoma unilateral, a média das intensidades foi 75 dB e das frequências foi de 7kHz. Quando bilateral, obtiveram-se a média para intensidade da orelha direita 77,69 dB e esquerda 74,23 dB, sendo também obtidas frequências altas com média de 4.500kHz para orelha direita e 5.380 Hz para a esquerda.
    A correlação encontrada entre a satisfação e limiares psicoacústicos foi significativa (p=0,48) apenas para o fator não auditivo serviços e custos, não possibilitando relacionar o zumbido à satisfação, sugerindo maior insatisfação aos custos com consequente menor benefício com a adaptação e melhoria do zumbido. 4. Conclusões: Houve predominância de altas frequências nos limiares psicoacústicos em todos os tipos de PA, assim como altas intensidades. Não se observou correlações auditivas entre a satisfação do usuário de amplificação com sintoma zumbido e seus limiares acufenumétricos.
  • Editor: São Paulo Universidade de São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2012
  • Formato: res. 2003.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.