skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Tensões cotidianas na transição da primeira série um enfoque de desenvolvimento

Edna Maria Marturano

Psicologia em Estudo Maringá v. 13, n. 1, p. 79-87, 2008

Maringá 2008

Localização: FMRP - Fac. Medicina de Ribeirão Preto    (pcd 1677260 )(Acessar)

  • Título:
    Tensões cotidianas na transição da primeira série um enfoque de desenvolvimento
  • Autor: Edna Maria Marturano
  • Assuntos: PSICOLOGIA EDUCACIONAL; ENSINO FUNDAMENTAL; CRIANÇAS
  • É parte de: Psicologia em Estudo Maringá v. 13, n. 1, p. 79-87, 2008
  • Descrição: Tensões cotidianas na transição da 1ª série do ensino fundamental são o foco deste artigo. Seu objetivo é formular, com base no conhecimento disponível sobre estresse psicossocial na infância, um esquema teórico para gerar hipóteses e integrar resultados de pesquisas sobre o estresse da transição, em uma perspectiva de desenvolvimento. O texto está subdividido em três seções. A primeira focaliza o estresse psicossocial na infância, em quatro áreas de pesquisa: relação entre estresse psicossocial e ajustamento; tensões cotidianas; enfoque de desenvolvimento no estudo da relação entre estresse e ajustamento; a escola como fonte de estresse. Na segunda, apresentam-se pesquisas sobre a transição da primeira série que contribuem com achados indiretos sobre o enfrentamento da transição por parte das crianças. Na última seção, apresenta-se o esquema conceitual, articulando tarefas adaptativas da transição e domínios de tensões cotidianas, com previsões sobre o impacto da transição no desenvolvimento. Temas de pesquisa são sugeridos a partir do esquema proposto
  • Editor: Maringá
  • Data de criação/publicação: 2008
  • Formato: p. 79-87.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.