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Estudantes egressos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Humanidades da Universidade Federal do ABC: disposições, práticas e visões do posicionamento mais ou menos privilegiado no espaço social

Silva, Aurélio Ferreira Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2023-09-29

Acesso online

  • Título:
    Estudantes egressos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Humanidades da Universidade Federal do ABC: disposições, práticas e visões do posicionamento mais ou menos privilegiado no espaço social
  • Autor: Silva, Aurélio Ferreira Da
  • Orientador: Catani, Afranio Mendes
  • Assuntos: Bacharelado Interdisciplinar; Educação Superior; Diploma; Capital Cultural; Trajetória; Cultural Capital; Higher Education; Interdisciplinary Bachelor'S Degree; Trajectory
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Estado, sociedade e educação
  • Descrição: Analisamos as disposições, práticas e visões de estudantes egressos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Humanidades da Universidade Federal do ABC para o posicionamento mais ou menos privilegiado no campo acadêmico e profissional brasileiro, destacando o modo de aquisição e uso do diploma desse tipo de curso e universidade na orientação da trajetória acadêmica e profissional. Consideramos, em nível macro, a política de expansão e reestruturação direcionada às universidades federais a partir de 2003, na qual destacamos as ocorrências do Bacharelado Interdisciplinar, da Universidade Federal do ABC e de estudantes egressos desse tipo de curso e, em nível micro, os aspectos da origem social de quatro estudantes egressos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Humanidades da Universidade Federal do ABC. No período recente da educação superior no Brasil foi intensificado o processo de diversificação e diferenciação no espaço formado pelas universidades federais como resposta às supostas: a) crise dessas instituições (ditas com formações inadequadas às demandas da sociedade capitalista atual); b) democratização dessas instituições (ditas voltadas às elites); e c) transformação das condições sociais, econômicas e culturais de membros das camadas populares (ditas como ascensão social). Neste contexto, especificamente a Universidade Federal do ABC e o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Humanidades são os tipos de universidade e curso que, supostamente, apresentariam as soluções adequadas à problemática e, por extensão, seus estudantes egressos encarnariam os efeitos desse ideário. Além do êxito no acesso, permanência e conclusão do curso na universidade, são os possuidores de um diploma creditado da formação generalista, interdisciplinar e flexível, isto é, credenciais requeridas para o modo de produção capitalista atual. Para abordar esses fenômenos utilizamos o aporte teórico e metodológico da Teoria do Mundo Social de Pierre Bourdieu, sobretudo os esquemas analíticos de campo e capital. Dessa forma, apreendemos os agentes sociais a universidade e o estudante egresso pertencentes à determinada posição social mais ou menos privilegiada que se utilizam de estratégias de reprodução social, sendo atuante o capital cultural institucionalizado o diploma. Precisamente, a questão norteadora da pesquisa diz respeito a quais são as estratégias e sua relação com o diploma na orientação da trajetória acadêmica e profissional para o posicionamento mais ou menos privilegiado no campo acadêmico e profissional. Considerando o modo predominante, classificamos a pesquisa como um estudo de caso, de caráter exploratório e de abordagem qualitativa, na qual utilizamos das técnicas de entrevista semiestruturada, precedida de questionário e de procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental. Como resultado principal apontamos que o diploma do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Humanidades da Universidade Federal do ABC, enquanto capital cultural institucionalizado, embora seja uma aquisição valorizada pelos quatro estudantes egressos participantes da pesquisa, é pouco utilizado na orientação da trajetória acadêmica e profissional para o posicionamento mais ou menos privilegiado no campo acadêmico e profissional.
  • DOI: 10.11606/T.48.2023.tde-04122023-122941
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2023-09-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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