skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Conhecimento dos alunos de graduação em Educação Física sobre exercício físico para indivíduos com diabetes mellitus

Thaís Mara Alexandre Bertazone Flávia Fernanda Luchetti Rodrigues; Cassiano Merussi Neiva; Carla Regina de Souza Teixeira; Érika do Carmo Bertazone; Maria Lucia Zanetti

REME-Revista Mineira de Enfermagem Belo Horizonte v. 19, n. 2, p. 14-20, 2015

Belo Horizonte 2015

Localização: FMRP - Fac. Medicina de Ribeirão Preto    (pcd 2725963 Estantes Deslizantes )(Acessar)

  • Título:
    Conhecimento dos alunos de graduação em Educação Física sobre exercício físico para indivíduos com diabetes mellitus
  • Autor: Thaís Mara Alexandre Bertazone
  • Flávia Fernanda Luchetti Rodrigues; Cassiano Merussi Neiva; Carla Regina de Souza Teixeira; Érika do Carmo Bertazone; Maria Lucia Zanetti
  • Assuntos: DIABETES MELLITUS; EXERCÍCIO FÍSICO; CONHECIMENTO
  • É parte de: REME-Revista Mineira de Enfermagem Belo Horizonte v. 19, n. 2, p. 14-20, 2015
  • Descrição: Este estudo transversal teve como objetivo analisar o conhecimento de alunos de bacharelado em Educação Física sobre diabetes e exercício físico. A amostra foi constituída de 69 alunos de três cursos de bacharelado em Educação Física, em 2011. Para a coleta de dados foi elaborado questionário com 27 questões relacionadas ao conhecimento sobre conceitos da doença, sinais e sintomas e exercício físico. Os resultados mostraram que os alunos apresentaram índice satisfatório de acertos na categoria exercício físico e insatisfatório na categoria conceitos, sinais e sintomas. Das 27 questões, obteve-se média de 11,1±3,4 para as respostas corretas e de 15,0±2,8 para as incorretas; 23 alunos deixaram de responder alguma questão, média de 2,4±2,7. Recomenda-se agregar às disciplinas da grade curricular conteúdos sobre conceitos, sinais e sintomas e exercício físico relacionado à doença. Assim, o educador físico poderá contribuir para a integralidade da atenção à saúde
    Este estudio de corte transversal se propuso analizar el conocimiento de los estudiantes de Educación Física sobre diabetes y actividad física. La muestra estuvo compuesta por 69 estudiantes de tres cursos de grado en Educación Física, en 2011. Los datos fueron recogidos por medio de un cuestionario con 27 preguntas relacionadas con el conocimiento sobre los conceptos, señales y síntomas de la enfermedad y el ejercicio físico. Los resultados mostraron que el conocimiento de los estudiantes era suficiente en ejercicio físico e insuficiente en conceptos, señales y síntomas. De las 27 preguntas, hubo un promedio de 11,1 ±3,4 de respuestas correctas y de 15,0 ±2,8 de respuestas incorrectas. Veintitrés estudiantes no contestaron alguna de las preguntas, lo cual representa un promedio de 2,4 ±2,7. Se recomienda incluir en las asignaturas del plan de estudios contenidos sobre conceptos, señales y síntomas y ejercicio físico relacionado con la Diabetes Mellitus. De esta manera, el educador físico podrá contribuir a la integralidad de la atención de la salud
  • Editor: Belo Horizonte
  • Data de criação/publicação: 2015
  • Formato: p. 14-20.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.