skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Status Sociométrico e avaliação de características comportamentais um estudo de competência social em pré-escolares

Maria de Lima Salum e Morais Emma Otta; Cristiana Tieppo Scala

Psicologia: Reflexão e Crítica Porto Alegre v. 14, n. 1, p. 119-131, 2001

Porto Alegre 2001

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (Peridico (AM=OEm/86) )(Acessar)

  • Título:
    Status Sociométrico e avaliação de características comportamentais um estudo de competência social em pré-escolares
  • Autor: Maria de Lima Salum e Morais
  • Emma Otta; Cristiana Tieppo Scala
  • Assuntos: HABILIDADE SOCIAL; PREFERÊNCIAS; COMPORTAMENTO (AVALIAÇÃO)
  • É parte de: Psicologia: Reflexão e Crítica Porto Alegre v. 14, n. 1, p. 119-131, 2001
  • Descrição: Neste estudo, investigaram-se correlatos entre escolhas sociométricas positivas e negativas e atribuição de características comportamentais por parte de companheiros de uma classe de pré-escola. Testou-se a adequação de um instrumento elaborado com essa finalidade para a aplicação em crianças de cinco anos de idade, empregando-se figuras ilustrativas com os propósitos de facilitar a compreensão da tarefa e de motivar os participantes a se manterem interessados durante a prova. As características comportamentais pesquisadas foram, na esfera social: aceitação/isolamento social, participação/não-participação nas atividades, dependência/independência da professora e dominância/ submissão; e na esfera afetiva, tristeza/alegria e medo/coragem. O instrumento mostrou-se adequado para avaliação desses atributos em pré-escolares. Verificou-se que as crianças foram capazes de discriminar a maior parte das características dos colegas, associando escolhas positivas a atributos social e efetivamente positivos. Foram constatadas diferenças de gênero: os meninos foram mais avaliados por características sociais e as meninas por atributos afetivos
  • Editor: Porto Alegre
  • Data de criação/publicação: 2001
  • Formato: p. 119-131.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.