skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

O trabalho didático do professor no Brasil dos anos de 1920: a aula em foco

Araujo, Jose Carlos Souza

Revista HISTEDBR on-line, 2012-10, Vol.9 (35), p.250 [Periódico revisado por pares]

Universidade Estadual de Campinas

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    O trabalho didático do professor no Brasil dos anos de 1920: a aula em foco
  • Autor: Araujo, Jose Carlos Souza
  • Assuntos: Organização do trabalho didático. Organização do trabalho pedagógico. Aula. Professor. Profissão docente. Primeira República
  • É parte de: Revista HISTEDBR on-line, 2012-10, Vol.9 (35), p.250
  • Descrição: O objeto desse artigo é esclarecer algumas categorias básicas do trabalho didático:primeiramente da intersubjetividade do professor e do aluno e, associadas a ela, asmodalidades de ensino, os métodos de ensino, as técnicas de ensino, as tecnologiaseducativas, a avaliação, o tempo da operacionalização didática, comumente denominadapor aula, o espaço físico, bem como os objetivos e as finalidades do ensino. Em suasegunda parte, este artigo reúne posicionamentos diversos e díspares a respeito do trabalhodidático, de intelectuais da educação brasileira atuantes no cenário educacional brasileirode 1920 a 1930, através de obras de caráter educacional e pedagógico. Trata-se, nessesentido, de verificar o protagonismo do professor diante da organização do trabalhopedagógico e do trabalho didático.
  • Editor: Universidade Estadual de Campinas
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.