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George Farquhar revisitado por dramaturgos contemporâneos

Sarmento, Camila Noggi Luly

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2015-10-14

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    George Farquhar revisitado por dramaturgos contemporâneos
  • Autor: Sarmento, Camila Noggi Luly
  • Orientador: Mutran, Munira Hamud
  • Assuntos: Adaptação; Dramaturgos Contemporâneos; George Farquhar; Comédia; Apropriação; Appropriation; Contemporary Playwrights; Adaptation; Comedy
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O presente estudo tem como objetivo apresentar e discutir as comédias escritas por George Farquhar, Love and a Bottle (1698) e The Beaux Stratagem (1707), que, respectivamente, foram revisitadas pelo dramaturgo irlandês Declan Hughes e pelos dramaturgos norte-americanos Thornton Wilder e Ken Ludwig. Este trabalho visa verificar quais razões motivaram os dramaturgos a (re)escreverem tais obras e investigar seu método de (re)criação, analisando as mudanças significativas que ocorreram em seus processos criativos. Ademais, entender quais estratégias provocadoras de riso são utilizadas por George Farquhar, por Hughes e Wilder- Ludwig é fundamental para esta pesquisa. O referencial teórico deste estudo baseia-se em obras sobre adaptação e apropriação como A Theory of Adaptation (2006), de Linda Hutcheon e Adaptation and Appropriation (2006), de Julie Sanders, assim como obras sobre o riso e a comédia de Restauração, História do riso e do escárnio (2003), de George Minois e A Companion to Restoration Drama (2001), organizado por Susan J. Owen.
  • DOI: 10.11606/D.8.2016.tde-08032016-145956
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2015-10-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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