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Avaliação de habilidades cognitivo-linguísticas, metalinguísticas e de leitura em crianças portadoras de transtorno do humor bipolar

Moreira, Carolina Roganti Leite

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina 2013-09-24

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Avaliação de habilidades cognitivo-linguísticas, metalinguísticas e de leitura em crianças portadoras de transtorno do humor bipolar
  • Autor: Moreira, Carolina Roganti Leite
  • Orientador: Caetano, Sheila Cavalcante
  • Assuntos: Aprendizagem; Cognição; Crianças; Transtorno Do Humor Bipolar; Bipolar Disorder; Children; Cognition; Learning
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O Transtorno do Humor Bipolar (THB) é caracterizado por alterações no humor, comportamento e cognição. A aprendizagem da leitura é um processo cognitivo complexo que exige dos escolares o uso de componentes fonológicos, sintáticos e semânticos da linguagem, fazendo, portanto, com que seja utilizada a habilidade metalinguística de reflexão da linguagem oral sobre a escrita. Objetivos: Avaliar os processos cognitivo-linguísticos envolvidos na leitura e na escrita, as habilidades metalingusticas e a leitura em crianças com THB, comparadas a controles saudáveis. Hipóteses: Crianças com THB, comparadas a controles saudáveis, apresentarão: piores desempenhos nas habilidades cognitivo-linguísticas e metalinguísticas segundo o Protocolo de Avaliação de Habilidades Cognitivo-Linguísticas e pior desempenho na compreensão da leitura utilizando o Protocolo de Avaliação da Compreensão Leitora de Textos Expositivos. Métodos: Vinte (20) crianças foram selecionadas preenchendo os critérios, idade entre 6 anos e 11 anos e 11 meses, com diagnóstico de THB e quinze (15) crianças controles saudáveis, com idade entre 6 anos e 11 anos e 11 meses e ausência de transtornos psiquiátricos da infância e da adolescência do eixo I, de acordo com os critérios do DSM-IV. Todos os participantes foram incluídos se alfabetizados e com QI>70. Foram utilizados os protocolos: Protocolo de Avaliação de Habilidades Cognitivo-Linguísticas (PAHCL) e o Protocolo de Avaliação da Compreensão Leitora de Textos Expositivos (PACLTE). Na análise estatística, adotamos p < 0,05 para testar as hipóteses. Inicialmente aplicamos aos dados quantitativos de cada grupo o teste de Kolmogorov-Smirnov para verificar a suposição de normalidade. Para a comparação das variáveis numéricas entre os grupos, utilizamos testes t ou testes não paramétricos de Mann-Whitney de acordo com a adequação de cada variável. Para as variáveis categorizadas, foram utilizados testes qui-quadrados. Resultados: Segundo o PAHCL, crianças com THB, quando comparadas às crianças sem transtornos psiquiátricos, apresentaram piores desempenhos em: processamento visual e velocidade de processamento (p = 0,02), raciocínio lógico-matemático (p = 0,006), habilidades metalinguísticas (p = 0,005) e leitura e escrita (p = 0,03). Segundo o PACLTE, crianças com THB não apresentaram interesse e concentração (p = 0,05) e não fizeram hipóteses e antecipação do conhecimento antes da leitura (p = 0,04). Durante a leitura silenciosa, crianças com THB apresentaram piores desempenhos para padrão postural (p = 0,002) e para visão e musculatura ocular (p = 0,005). Durante a leitura oral, crianças com THB apresentaram piores desempenhos para padrão postural (p = 0,001), fluência na leitura (p = 0,004), para respeitar a pontuação textual (p = 0,006), visão e musculatura ocular (p < 0,001) e características da leitura (p = 0,003). Após a leitura, crianças com THB apresentaram piores desempenhos para identificar as ideias centrais que dão unidade e sentido global ao texto (p < 0,001), para estabelecer continuidade temática entre as ideias (p = 0,001) e para identificar a forma de organização das informações no texto (p < 0,001) quando comparadas às crianças sem transtornos psiquiátricos. Conclusões: Crianças com THB apresentam importantes déficits nas habilidades cognitivo-linguísticas, metalinguísticas e de leitura que podem comprometer seu processo de aprendizagem
  • DOI: 10.11606/D.5.2013.tde-01112013-152838
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina
  • Data de criação/publicação: 2013-09-24
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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