skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Habilidades sociais, suporte familiar e clima escolar em estudantes do sexto ano

Penna-de-Carvalho, Aline ; Coimbra, Susana ; Gato, Jorge ; Leme, Vanessa

Revista de estudios e investigación en psicología y educación, 2023-07, Vol.10 (1), p.76-94 [Periódico revisado por pares]

Universidad de A Coruña

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Habilidades sociais, suporte familiar e clima escolar em estudantes do sexto ano
  • Autor: Penna-de-Carvalho, Aline ; Coimbra, Susana ; Gato, Jorge ; Leme, Vanessa
  • Assuntos: ensino fundamental ; habilidades sociais ; reprovação escolar ; resiliência
  • É parte de: Revista de estudios e investigación en psicología y educación, 2023-07, Vol.10 (1), p.76-94
  • Descrição: Fundamentando na teoria bioecológica e da resiliência, o objetivo deste estudo foi analisar em que medida a percepção de um conjunto de fatores de proteção (habilidades sociais, suporte familiar e clima escolar) difere conforme as características sociodemográficas como sexo e reprovação escolar de alunos do 6º ano. Os dados foram coletados em uma amostra de 448 alunos de escolas públicas do estado do Rio de Janeiro usando a Versão Breve do Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes, a Escala da Percepção Infantil dos Suportes do Ambiente Familiar, o Questionário de Clima Escolar e o Questionário sociodemográfico. Os principais resultados da análise estatística indicaram diferenças no autocontrole e abordagem afetiva entre meninos e meninas, e que os estudantes sem experiência escolar de reprovação reportaram mais suporte familiar afetivo. Os achados do estudo apresentam implicações relevantes para futuras investigações e para programas educacionais destinados a adolescentes.
  • Editor: Universidad de A Coruña
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.