skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Aprendizagem criativa como ferramenta no desenvolvimento do método STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) no ensino técnico em Design de Interiores

Silva, Priscila Pacca E

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de Lorena 2021-05-21

Acesso online

  • Título:
    Aprendizagem criativa como ferramenta no desenvolvimento do método STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) no ensino técnico em Design de Interiores
  • Autor: Silva, Priscila Pacca E
  • Orientador: Rodrigues, Rita de Cássia Lacerda Brambilla
  • Assuntos: Design De Interiores; Aprendizagem Criativa; Ensino Steam; Metodologia Ativa; Active Methodology; Creative Learning; Interior Design; Steam Teaching
  • Notas: Mestrado Profissionalizante
  • Descrição: O conhecimento científico está à disposição de todos e, com os avanços tecnológicos, a escola não é mais o lugar que guarda experiências com as metodologias tradicionais. A ciência e a tecnologia incentivam os alunos a serem sujeitos ativos no processo de aprendizagem, promovendo a observação, reflexão, resolução de problemas, experimentação, argumentação e criação. Aprender a fazer mudanças micro e macroambientais favorece o potencial criativo de alunos e professores no ambiente escolar. A aprendizagem criativa é uma ferramenta que ajuda a integrar disciplinas e a resolver problemas de forma inovadora e pode ser alinhada com o método STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics). STEAM é uma abordagem educacional para a aprendizagem que usa Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática como pontos de acesso para guiar a pesquisa, o diálogo e o pensamento crítico dos alunos. O Design e a Ciência usam as metodologias um do outro. O projeto consiste em conceber e selecionar estruturas, elementos, arranjos, materiais e elaborar ambientes por meio de esquemas mentais. A integração de ferramentas de Design e Tecnologia na educação científica ou vice-versa naturalmente oferece aos alunos oportunidades de aprendizagem dinâmicas. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo desenvolver um modelo conceitual para o processo de ensino e aprendizagem utilizando o modelo STEAM baseado na aprendizagem criativa em um curso técnico de Design de Interiores. Cinquenta e seis oficinas pedagógicas diferentes foram aplicadas usando o método STEAM e aprendizagem criativa. As aulas decorreram em cenários reais e significativos, proporcionando dinamismo nos diferentes ambientes, criatividade, integração de disciplinas e resolução de problemas. O modelo de ensino e aprendizagem conceitual STEAM baseado na aprendizagem criativa foi encantador, e os alunos foram protagonistas e motivados do início ao fim. A avaliação dos alunos foi formativa, sendo cada um acompanhado individualmente até atingirem as competências e aptidões exigidas em cada módulo do curso. A autoavaliação dos alunos foi excelente e unânime quanto a criatividades e motivação no curso de Design de Interiores. Conclui-se que o método STEAM proporcionou aprendizagem criativa na construção de ideias, interpretação, investigação, apresentação de projetos dos alunos, resolução de problemas, reflexão, análise, raciocínio, além da integração entre disciplinas.
  • DOI: 10.11606/D.97.2021.tde-14062022-104450
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de Lorena
  • Data de criação/publicação: 2021-05-21
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.