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Variações schumanianas: música e loucura no campo da recepção estética

Oliveira, Richard De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2016-10-05

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Variações schumanianas: música e loucura no campo da recepção estética
  • Autor: Oliveira, Richard De
  • Orientador: Frayze-Pereira, João Augusto
  • Assuntos: Schumann; Fenomenologia; Loucura; Romantismo; Música; Recepção Estética; Schumann; Romanticism; Phenomenology; Music; Madness; Aesthetic Reception
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Considerando as principais apreensões teóricas acerca da relação entre arte e loucura, define-se amplamente o propósito deste trabalho verificar as relações entre música e loucura no campo da recepção estética, enquanto subárea da Psicologia Social da Arte. Partindo sobretudo da perspectiva crítica de Michel Foucault, entre outros autores, consideramos a loucura um complexo fenômeno sócio - histórico que atravessa a cultura ocidental, e não a loucura como doença mental e o louco como fato. E dado o papel fundamental da atividade do espectador na produção e na circulação dos sentidos das obras de arte, realizamos um estudo sobre a percepção estética da obra de Robert Schumann, músico romântico do século XIX, cuja existência foi atravessada pela experiência trágica da loucura. Selecionamos alguns trabalhos significativos desse compositor e os apresentamos aos sujeitos da pesquisa, isto é, músicos eruditos, especificamente pianistas, que entrevistamos individualmente com o propósito de investigar a percepção da loucura vinculada à percepção da obra musical de Schumann. A reflexão fenomenológica a partir das percepções expressas pelos pianistas configurou três perspectivas: biográfica, psicopatológica e poética. A consideração desse conjunto teve por implicação um estudo teórico-crítico do campo multifacetado do Romantismo, estudo que focou principalmente as concepções de sujeito, universo e música ( assim como suas relações) que emergem na tempestade romântica. Tal estudo ensaístico permitiu-nos discutir mais amplamente, com base principalmente em Barthes e Merleau-Ponty (entre outros críticos e historiadores da arte), a questão arte-loucura, no tocante à música, articulada à questão vida-obra do artista, vida e obra que guardam aspectos trágicos em sua gênese e em sua forma
  • DOI: 10.11606/D.47.2017.tde-08022017-093939
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2016-10-05
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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