skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Gestão estratégica da informação nas pequenas empresas: um estudo comparativo com as médias e grandes empresas do setor de serviços (hotelaria)

Brito, Aline Grasiele Cardoso De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2008-08-28

Acesso online

  • Título:
    Gestão estratégica da informação nas pequenas empresas: um estudo comparativo com as médias e grandes empresas do setor de serviços (hotelaria)
  • Autor: Brito, Aline Grasiele Cardoso De
  • Orientador: Escrivão Filho, Edmundo
  • Assuntos: Gestão Estratégica Da Informação; Informação; Pequena Empresa; Processo Estratégico; Information; Small Enterprise; Strategic Information Management; Strategic Process
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O objetivo principal da pesquisa foi propor medidas de aperfeiçoamento dos procedimentos de gestão estratégica da informação na pequena empresa, compatíveis com suas especificidades. Para avaliar as dificuldades e possibilidades das pequenas empresas no uso desses procedimentos, foi utilizado o artifício de compará-los aos procedimentos utilizados pela média e grande empresa. A gestão estratégica da informação vem se tornando cada vez mais presente no dia-a-dia das empresas. Porém, nas pequenas empresas isso é realizado de uma maneira peculiar devido às suas especificidades, que apresentam diferenças significativas em sua forma organizacional. Os métodos de pesquisa foram delineados para duas fases: na primeira fase foi quantitativa, tendo como objetivo principal atualizar o mapeamento das empresas hoteleiras da região central do estado de São Paulo, além de compreender as principais características dessas empresas e de seus dirigentes. Na segunda, optou-se pelo emprego do método comparativo de casos e pela pesquisa qualitativa; para a coleta de dados fez-se uso de entrevistas, além da observação livre. Entre os principais resultados, constatou-se que as empresas estudadas se apóiam em fontes de informações informais para tomada de decisão. Foi possível afirmar que no primeiro momento do processo estratégico as informações informais e pessoais são mais valorizadas, mas ao passo em que uma estratégia se estabelece todos os procedimentos da GEI facilitam a continuidade do que foi estabelecido. A GEI foi identificada como consciente e compartilhada nas grandes empresas, enquanto que nas pequenas é inconsciente e centralizada.
  • DOI: 10.11606/D.18.2008.tde-09102008-095811
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
  • Data de criação/publicação: 2008-08-28
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.