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Elaboração participativa de um plano de gestão em educação ambiental para o Campus Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo

Diniz, Cristina Costa

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz 1999-03-31

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Elaboração participativa de um plano de gestão em educação ambiental para o Campus Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo
  • Autor: Diniz, Cristina Costa
  • Orientador: Sorrentino, Marcos
  • Assuntos: Campus "Luiz De Queiroz"; Educação Ambiental; Gestão Ambiental; Piracicaba-Sp
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Trata-se de um estudo de caso desenvolvido entre outubro de 1996 e dezembro de 1998. Sendo uma pesquisa-intervenção-educacional, que utiliza-se de metodologia qualitativa e técnicas participativas objetivando contribuir para o desenvolvimento da educação ambiental em organizações. Foi deflagrado o processo de elaboração de um 'Plano de Gestão em Educação Ambiental' para o Campus Luiz de Queiroz (Campus da Universidade de São Paulo em Piracicaba) com o intuito de: a) promover a prática da participação, através da vivência de um processo de planejamento voltado à educação ambiental, visando o aperfeiçoamento desta participação por meio do aprendizado e do desenvolvimento gradual das qualidades necessárias, nos grupos e indivíduos, para isso; b) descrever este processo participativo de elaboração de um 'Plano de Gestão em Educação Ambiental' no Campus Luiz de Queiroz; c) contribuir para o mapeamento dos desejos e necessidades dos envolvidos, possibilitando o estabelecimento de objetivos e metas do planejamento; d) diagnosticar condições facilitadoras e condições que oferecem dificuldades a um processo participativo; e) apontar possíveis caminhos metodológicos, conceituais e práticos, para instituições incorporarem uma postura educacional voltada à educação ambiental no seu fazer cotidiano. Este estudo detecta na instituição em foco uma ampliação nas ações e reflexões sobre a questão ambiental. Percebe-se que a concepção de um ambiente naturalizado e fragmentado vem se modificando para uma concepção integradora que leva em consideração sua condição de ser construído pelo homem e dependente de fatores históricos, culturais, econômicos e políticos Embora esses caminhos encontrem resistências e dificuldades em instituições com caráter centralizador, esta ampliação vem de diversas de iniciativas que procuram respostas em termos de postura frente aos acontecimentos da chamada modernidade.
  • DOI: 10.11606/D.11.1999.tde-20220207-185456
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
  • Data de criação/publicação: 1999-03-31
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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