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Análise da colaboração entre empresas do setor de cosméticos um estudo a partir de patentes
Cesio Pinto Barbosa Lemos Geciane Silveira Porto
2019
Localização:
FEARP - Fac. Econ. Adm. Cont. de R. Preto
(Lemos, Cesio Pinto Barbosa )
(Acessar)
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Título:
Análise da colaboração entre empresas do setor de cosméticos um estudo a partir de patentes
Autor:
Cesio Pinto Barbosa Lemos
Geciane Silveira Porto
Assuntos:
COSMÉTICOS
;
COOPERAÇÃO
;
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS
;
PATENTE
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
A análise das redes sociais é de crucial importância para o entendimento de diversos fenômenos organizacionais dentre eles, podemos destacar a busca das redes de cooperação entre empresas e outras instituições, ajudando os pesquisadores a compreenderem melhor como a empresa se relaciona e busca inovação por meio de agentes externos. Para esta pesquisa foram escolhidas as 5 maiores indústrias do setor de cosméticos, que tem como seu core business a divisão de cosméticos. A partir das bases de patentes a análise de redes sociais (ARS), foram lançadas mão para buscar compreender e analisar como a colaboração acontece nessas organizações. O período de analise compreendo os anos de 1998 até 2017 de todas as unidades que integram as corporações em estudo, utilizou-se o banco de dados de patentes Derwent Innovation da Clarivate Analytics, agrupando as patentes em famílias (INPADOC) e seus respectivos depositantes. A escolha de indústria de cosméticos, deve-se ao fato que a mesma é responsável por mais de 195 bilhões de dólares de faturamento segundo estudos publicados pela Statista (2018), e de intensa movimentação por inovação e diferenciais tecnológicos. Destaca-se que embora existam várias pessoas físicas como co-titulares de todas as organizações, elas não foram consideradas neste estudo em razão de focarmos nas colaborações interorganizacionais. Foram encontradas três diferentes classificações das empresas quanto a sua colaboração e depósito de patentes: Alone `n forward
empresas de intensa atividade que não colaboram; Share to Grow: empresas de intensa atividade patentária e com alto índice de colaboração e por fim, GTM (Go-to-Market), empresas de baixa atividade de proteção das tecnologias e com maior foco em distribuição e marketing
Data de criação/publicação:
2019
Formato:
146 p.
Idioma:
Português
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