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Formas responsivas no Facebook: curtir, compartilhar e comentar a divulgação científica em rede social

Modolo, Artur Daniel Ramos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2017-09-28

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Formas responsivas no Facebook: curtir, compartilhar e comentar a divulgação científica em rede social
  • Autor: Modolo, Artur Daniel Ramos
  • Orientador: Grillo, Sheila Vieira de Camargo
  • Assuntos: Divulgação Científica; Responsividade; Facebook; Mídia; Redes Sociais; Responsiveness; Popular Science; Media; Social Networking Sites
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Versão corrigida
  • Descrição: O objetivo desta pesquisa é abordar a expansão da divulgação científica na Internet por um prisma dialógico. O perímetro do corpus da pesquisa engloba os enunciados postados no Facebook pelas revistas Scientific American Brasil, Pesquisa FAPESP e Superinteressante durante quatro meses do primeiro semestre de 2016 (01 de março de 2016 a 30 de junho de 2016). Empregam-se, como base teórico-metodológica, os conceitos elaborados pelo Círculo de Bakhtin, em especial: responsividade, gêneros do discurso, esferas de atividade humana, autor e ideologia. Dessa forma, almeja-se averiguar em que medida a hipertextualidade, os recursos verbo-visuais e a interação com os demais usuários da rede podem influenciar o conteúdo do enunciado publicado nas páginas de divulgação científica no Facebook. Em um segundo momento de análise, o objetivo é verificar a especificidade de determinadas características da divulgação científica nas redes sociais em comparação a outros meios tradicionais de difusão da ciência: televisão, revista, jornal etc. Para responder tais questões, elabora-se de forma sintética a pergunta de pesquisa: De que maneira as revistas de divulgação científica publicam na rede social Facebook e quais são as consequências discursivas, responsivas e dialógicas desse fenômeno? Por fim, observam-se questões relativas aos gêneros, entre as quais, a autoria e o interlocutor presumido. Além de tais fatores, o emprego ou ausência de referências científicas, assim como o uso de hipertextos com acesso a outros sites e blogs são elementos constitutivos da divulgação científica no Facebook.
  • DOI: 10.11606/T.8.2018.tde-22082018-115352
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2017-09-28
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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