skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Uma travessia aprendente: trajetórias e desafios que marcam a transformação do trabalho político-pedagógico da Cáritas Brasileira em uma pedagogia da participação popular

Andrade, Edinaldo Costa De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2010-04-08

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Uma travessia aprendente: trajetórias e desafios que marcam a transformação do trabalho político-pedagógico da Cáritas Brasileira em uma pedagogia da participação popular
  • Autor: Andrade, Edinaldo Costa De
  • Orientador: Kruppa, Sonia Maria Portella
  • Assuntos: Educação Popular; Instituições Sociais; Políticas Públicas; Popular Education; Public Politics; Social Instituitions
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A prática político-pedagógica da Cáritas Brasileira, marcada na seu início pela sua natureza assistencialista e em descompassos com a educação popular, esta fortemente associada ao processo de construção dos movimentos sociais populares, passou por um processo de transformações a partir da sua proximidade e envolvimento com comunidades, movimentos e organizações sociais ligadas ao campo da educação popular, que a levou, gradualmente, a se consolidar como um modelo educativo de caráter transformador e emancipatório, afirmando-se, hoje, como uma importante organização de assessoria popular. Esse projeto de pesquisa se propõe a fazer uma travessia sobre os meandros da história do trabalho social da Cáritas e sua relação aprendente com a educação popular, procurando compreender os significados e sentidos da sua prática político-pedagógica em cada uma das diferentes fases do seu trabalho social. Além de me propor a realizar um trabalho de sistematização e análise do percurso histórico da Cáritas no Brasil (1956- 2007) e sua interação com a educação popular, achei importante, também, desenvolver um processo de reflexão em torno de um dos seus programas de ação atual: o Programa de Políticas Públicas (2000-2007), aprofundando as concepções, objetivos e estratégias utilizadas na ação desse programa como expressão da fase atual do trabalho social da Cáritas e como resposta aos desafios e exigências que se colocam nesse período para a construção da participação popular diante do contexto de hegemonia neoliberal e fragmentação e desmobilização das forças sociais populares. Além de me referenciar na rica bibliográfica existentes sobre o debate da educação popular como uma pedagogia da participação popular, realizei uma atividade de pesquisa no interior da Cáritas, a partir do trabalho de seleção e análise documental e entrevistas realizadas com seus agentes das instâncias regionais e nacional e com lideranças e agentes sociais dos movimentos e comunidades apoiados com a ação desse programa analisado, como procedimentos metodológicos para viabilização dos objetivos propostos. O amplo trabalho social desenvolvido pela Cáritas e as trajetórias e desafios que marcam a sua transformação em uma pedagogia da participação popular, apresentados aqui nesse trabalho, são ricas contribuições para o processo de análise da história do trabalho social da Igreja, dos movimentos e organizações sociais e da própria educação popular.
  • DOI: 10.11606/D.48.2010.tde-02082010-145638
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2010-04-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.