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Classificação e processo de implantação de fábrica de aprendizagem voltada para aspectos da Indústria 4.0: Estudo de caso Fábrica do Futuro 4.0 USP.

Grotti, Marcelo Vinicius Di Favari

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2019-05-29

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Classificação e processo de implantação de fábrica de aprendizagem voltada para aspectos da Indústria 4.0: Estudo de caso Fábrica do Futuro 4.0 USP.
  • Autor: Grotti, Marcelo Vinicius Di Favari
  • Orientador: Zancul, Eduardo de Senzi
  • Assuntos: Aprendizagem; Indústria 4.0; Inovações Na Formação De Engenheiros; Industry 4.0; Innovations On Engineering Education; Learning Factories
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia (Engenharia de Produção)
  • Descrição: Com o advento da Internet às indústrias, um novo cenário industrial conhecido como Indústria 4.0 ou Internet Industrial entra na agenda de pesquisa com potencial de ser entendido como uma nova revolução industrial. Impactos são tidos como certos no projeto, manufatura e na função do produto. Produtos inteligentes, dotados de identificação individualizada e cuja introdução envolve a geração, armazenamento, recuperação e uso de dados sobre os mesmos, estarão completamente integrados aos recursos de produção, levando ao estabelecimento dos cyber-physical production systems - CPPS, ou sistemas de produção físico-cibernéticos. A transição para o cenário industrial descrito demanda por qualificação dos profissionais envolvidos, por meio de estratégias adequadas de promoção do aprendizado. A demanda por estratégias adequadas de promoção do aprendizado remete a outro tema atual na agenda de pesquisa, que é relacionado ao momento de transição da educação profissional de engenheiros na direção da introdução de inovações focadas em maior exposição dos alunos a atividades práticas, o mais próximo possível da realidade das indústrias. Dentre as inovações as Fábricas de Aprendizagem, conceito que de forma sucinta é definido a partir das duas palavras do termo, fábrica e aprendizagem, e que trata de instalações dotadas de elementos de ambos, destacam-se ao endereçar problemas de falta de habilidades práticas entre engenheiros recém formados, com eficácia comprovada e documentação de casos bem-sucedidos de implantação na América do Norte e Europa. Lacunas foram por esta dissertação de mestrado consideradas além das já abordadas demanda por qualificação de profissionais envolvidos com a Indústria 4.0, e do cenário de introdução de inovações na formação de engenheiros. Foram também consideradas a demanda por análise conjunta da literatura relacionada a abordagem sistêmica para desenvolvimento de Fábricas de Aprendizagem, e de classificação das mesmas, assim como chamada por documentação de casos práticos de implantação. Esta dissertação de mestrado se insere, então, nas duas agendas de pesquisa mencionadas, ao realizar um estudo de caso de implantação de uma Fábrica de Aprendizagem, uma das inovações na formação de engenheiros, dedicada ao novo cenário industrial da Indústria 4.0. Três questões de pesquisa foram consideradas e estabeleceram um roteiro de classificação, descrição do processo de implantação e proposição de recomendações, roteiro este tomado como base para o estudo. Partindo de uma revisão de literatura focada na exposição de características industriais se tornando realidade nas indústrias e no histórico de inovações na formação de engenheiros que deu origem ao conceito de Fábricas de Aprendizagem, foram estabelecidos os padrões de referência para a condução da pesquisa. O estudo de caso fez uso de três fontes de dados (entrevistas, análise de documentos e observação de eventos) e traz como resultados a exposição da classificação alcançada e a descrição do processo de implantação, em comparação aos padrões resultantes da revisão de literatura, complementados por recomendações direcionadas à aderência aos mesmos. Como resultados adicionais podem também serem citados a proposta de análise conjunta dos requisitos envolvidos com a abordagem sistêmica de implantação identificada na literatura, assim como o questionário de pesquisa derivado do mesmo. A expectativa é de que os resultados contribuam com gestores, docentes e pesquisadores de instituições de ensino perseguindo inovações na formação de engenheiros e que estejam voltados para o desenvolvimento e implantação de instalações de Fábricas de Aprendizagem derivadas e/ou adaptadas a partir do modelo original.
  • DOI: 10.11606/D.3.2019.tde-14082019-113214
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2019-05-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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