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O papel dos sistemas de crenças na constituição do professor de biologia no ensino médio auxílio ou empecilho?
Valdecí dos Santos Leny Magalhães Mrech
2003
Localização:
FE - Faculdade de Educação
(T 375.25 S237p )
(Acessar)
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Título:
O papel dos sistemas de crenças na constituição do professor de biologia no ensino médio auxílio ou empecilho?
Autor:
Valdecí dos Santos
Leny Magalhães Mrech
Assuntos:
PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO
;
BIOLOGIA (ESTUDO E ENSINO)
;
PRÁTICA DE ENSINO
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
A presente dissertação tem como objeto de estudo o impacto que sistemas de crenças apresentam na concepção científica do/a professor/a de Biologia do Ensino Médio. Duas questões fundamentais são discutidas neste trabalho: até que ponto o sistema de crenças dos professores traria em seu bojo uma resistência ao saber científico, e como essa resistência interferiria na maneira costumeira de o professor transmitir o conteúdo científico. O estudo de caso, como procedimento metodológico, parte de entrevistas individuais com seis professores/as de Biologia. São objetivos gerais do estudo: a) Contribuir para a compreensão da importância do sistema de crenças para o/a professor/a de Biologia no Ensino Médio e b) Buscar desvelar algumas articulações possíveis entre o sistema de crenças dos/as professores/as de Biologia e sua resistência a determinados conteúdos do conhecimento científico. São as seguintes as principais questões discutidas: Como o/a professor/a de Biologia lida com seus conhecimentos prévios (sistema de crenças) referentes ao conhecimento científico da área de Biologia? Como o/a professor/a de Biologia lida com os conhecimentos prévios (sistema de crenças) dos alunos, no contexto da sala de aula? Como o/a professor/a de Biologia percebe os conhecimentos prévios dos alunos referentes aos conteúdos de Biologia? Como o/a professor/a de Bilogia lida com seus conhecimentos prévios no aprendizado da Ciência? O que o/a professor/a de Biologia conhece sobre a
Etnobiologia? A fundamentação teórica reside na Etnometodologia e nos contratos multirreferenciais com as filosofias bachelardiana e moriniana, com a Psicanálise e com a Psicologia Social através de sistemas de crenças. Na análise das falas dos/as entrevistados/as ficaram evidenciadas duas situações. A primeira revelou a dificuldade de o/a professor/a perceber os obstáculos do aluno diante dos conteúdos científicos que contrariam seu sistema de crenças. E ) a segunda revelou a oscilação do/a próprio/a professor/a diante de suas crenças primitivas e do conhecimento científico do qual é porta-voz. Em razão das descobertas feitas por este trabalho, os encaminhamentos acabaram sugerindo a necessidade da inclusão de uma disciplina cujo olhar fosse mais amplo dentro de uma perspectiva cultural, como a Etnobiologia, no Currículo de Formação do professor de Biologia. Ela poderia permitir ao professor a construção de um outro olhar, onde se articulassem, de maneira mais profunda, o conhecimento científico e o conhecimento produzido pela memória cultural não científica. Essa proposta talvez possa reduzir os possíveis impasses dos obstáculos epistemológicos, resultantes de uma concepção única de Ciência em seu embate com as concepções pluralísticas trazidas pelos sitemas de crenças de alunos e professores. Por outro lado, emerge a necessidade de se considerar o inconsciente na constituição dos sujeitos, o que sinaliza para a instauração de uma escuta psicanalítica no
ensino de Biologia. A Psicanálise se configura como uma ciência para a qual a verdade se constitui como procura
Data de criação/publicação:
2003
Formato:
158 p.
Idioma:
Português
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