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A música-teatro de Gilberto Mendes e seus processos composicionais

Magre, Fernando De Oliveira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2017-09-18

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A música-teatro de Gilberto Mendes e seus processos composicionais
  • Autor: Magre, Fernando De Oliveira
  • Orientador: Berg, Silvia Maria Pires Cabrera
  • Assuntos: Análise Musical; Teatro Composto; Musicologia; Música-Teatro; Música Contemporânea; Multimídia Musical; Gilberto Mendes; Teatro-Musical; Music Theater; Musical Analysis; Musical Multimedia; Contemporary Music; Musicology; Composed Theatre
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Música
  • Descrição: A presente pesquisa se propõe a investigar as características fundamentais da música-teatro de Gilberto Mendes. O trabalho divide-se em três partes. No primeiro capítulo, apresentamos uma ampla revisão bibliográfica sobre o desenvolvimento do gênero música-teatro, buscando sua raiz desde a ideia de Gesamtkunstwerk de Wagner, passando pelas experiências das primeiras décadas do século XX, até seu estabelecimento de fato como uma prática, nos anos 60. Também procuramos promover um diálogo entre a obra de Gilberto Mendes e as pesquisas contemporâneas sobre música-teatro, especialmente com Salzman & Dési (2008) e Roesner & Rebstock (2012), a fim de inserir o compositor dentro da discussão internacional sobre o gênero. No segundo capítulo, investigamos minuciosamente os principais traços constituintes da linguagem composicional de música-teatro do compositor, visando identificar seus processos mais recorrentes e idiomáticos. Por fim, no terceiro capítulo analisamos quatro obras de Gilberto Mendes: Cidade (1964), Son et Lumière (1968), O Último Tango em Vila Parisi (1987) e Escorbuto - Cantos da Costa (2006). Para desenvolver as análises, adaptamos a teoria de multimídia musical de Nicholas Cook (1998), de modo que pudéssemos identificar os tipos de relações e soluções operados por Gilberto Mendes na composição com elementos artísticos de origens diversas. Consideramos que esta pesquisa contribuirá para as pesquisas sobre a música-teatro produzida fora dos grandes centros europeus, além de aumentar o escopo de estudos sobre o gênero no Brasil e, especialmente, sobre a produção de Gilberto Mendes.
  • DOI: 10.11606/D.27.2017.tde-07112017-151442
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2017-09-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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