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Universidade e conhecimento: sujeito e objeto de gestão

Martínez, Paco Alvaro Enríquez

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2010-03-16

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Universidade e conhecimento: sujeito e objeto de gestão
  • Autor: Martínez, Paco Alvaro Enríquez
  • Orientador: Malvezzi, Sigmar
  • Assuntos: Ambiente Universitário; Recursos Humanos; Gestão Do Conhecimento; Psicologia Social; Psicologia Organizacional; Personnel; Organizacional Psychology; Knowledge Management; College Environment; Social Psychology
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta tese tem por objetivo investigar a gestão do conhecimento na sociedade do presente momento histórico, como um dos produtos esperados da universidade O conhecimento tem uma função crucial na produção de recursos econômicos. O conhecimento alimenta a sociedade como um todo desde que foram instalados o desenvolvimento e a preocupação com a qualidade como ordem lógica de produção. O conhecimento é uma questão estudada desde o início da sociedade como meio de compreensão do mundo; mas hoje o conhecimento tem sido abordado como instrumento econômico e freqüentemente tem sido confundido com informação. A gestão do conhecimento tem sido um dos principais alvos da missão das universidades na sociedade. Estas tornaram-se na principal referência para a produção e desenvolvimento do conhecimento. Desde o início da era das telecomunicações, esse papel tradicional das universidades começou a ser compartilhado com outras instituições, como as empresas, as consultorias e os institutos privados de pesquisa. No início do século XXI, surgiram dúvidas sobre o papel e o poder das universidades na produção de conhecimento, tal como exigidos pela produção econômica. Desde então, a gestão do conhecimento tem sido disputada entre as universidades e aquelas instituições. Essa disputa levanta muitas questões tais como \"se as universidades ainda estariam liderando esse processo?\" \"Se não, quem o estaria liderando?\" \"Neste caso, qual tem sido o lugar das universidades em relação às demandas de conhecimento por parte da sociedade?\" E finalmente \"Qual é o relacionamento das universidades com aquelas instituições com as quais ela compartilha a produção de conhecimento?\" Para responder a essas questões foram programados dois caminhos para serem integrados como o conteúdo desta tese. O primeiro consistiu na análise ampla das exigências de gestão do conhecimento por parte da sociedade e do papel e das realizações das universidades frente essa demanda de gestão; e o segundo consistiu em um levantamento empírico da opinião de especialistas em gestão do conhecimento sobre o papel ideal e o papel desempenhado pelas universidades na realização de sua missão. Especialistas foram entrevistados e suas respostas submetidas à análise de conteúdo, através de dois métodos, o programa NUD*IST 6 e a metodologia tradicional das ciências sociais para esse fim. Os resultados revelaram que as universidades, de fato, compartilham a produção de conhecimento com outras instituições e que têm sido incapazes de liderar esse processo na sociedade atual, embora elas não estejam à margem dessa atividade. Elas não lideram, mas ainda mantém influência significativa na produção e gestão do conhecimento.
  • DOI: 10.11606/T.47.2010.tde-26032010-160921
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2010-03-16
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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