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Análise do reconhecimento de saberes profissionais pela rede federal de educação tecnológica brasileira: forma de inclusão e manutenção de pessoas no mercado de trabalho enquanto dimensão de promoção socioambiental

Viana, Luciano Henrique Caixeta

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Direito de Ribeirão Preto 2023-09-18

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Análise do reconhecimento de saberes profissionais pela rede federal de educação tecnológica brasileira: forma de inclusão e manutenção de pessoas no mercado de trabalho enquanto dimensão de promoção socioambiental
  • Autor: Viana, Luciano Henrique Caixeta
  • Orientador: Fonseca, Maria Hemilia
  • Assuntos: Inserção No Mercado De Trabalho; Procedimentos De Reconhecimento De Saberes; Promoção Socioambiental; Rede Federal De Educação Tecnológica Brasileira; Reconhecimento De Saberes Profissionais; Brazilian Federal Network Of Technological Education; Socio-Environmental Initiatives; Recognition Of Professional Knowledge; Knowledge Recognition Procedures; Socio-Environmental Promotion
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo analisar se o reconhecimento de saberes profissionais na rede federal de educação tecnológica brasileira pode ser uma forma de promoção socioambiental. Ainda, tem como objetivos específicos: (i) identificar o conceito de promoção socioambiental; (ii) examinar a organização da rede federal de educação tecnológica brasileira; (iii) identificar as regras procedimentais para o reconhecimento de saberes; (iv) avaliar os diferentes tipos de reconhecimento de saberes; (v) analisar se o reconhecimento de saberes profissionais na rede federal de educação tecnológica brasileira pode ser uma forma de promoção socioambiental. Para tanto, adota como metodologia predominante a pesquisa bibliográfica, do período 2017-2021, e documentais com análise de julgados do Supremo Tribunal Federal e decisões administrativas do Conselho Nacional de Educação, do Ministério da Educação, bem como a consulta de documentos legais. Desse modo, as principais contribuições realizadas são: (1) o conceito de promoção socioambiental como ação para reduzir a crise social, econômica e ambiental por meio do diálogo social; (2) Falta coordenação entre ações públicas e privadas na rede federal de educação tecnológica; (3) Necessidade de criação de um sistema de reconhecimento de saberes profissionais; (4) Inexistência de um procedimento de reconhecimento uniforme na rede federal de educação tecnológica, prejudicando a integração social e a inserção no mercado; e (5) a falta de uma finalidade clara reproduzem injustiças estruturais devido à falta de recursos, diálogo e ações ordenadas. Portanto, conclui-se que o reconhecimento de saberes profissionais embora seja instrumento da promoção socioambiental, voltado para a finalidade de inserção e manutenção de trabalhadores no mercado de trabalho, no modelo atual realizado pela rede federal de educação tecnológica, as finalidades não são atendidas, não se podendo afirmar existir promoção socioambiental no modelo brasileiro.
  • DOI: 10.11606/D.107.2023.tde-02012024-164849
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Direito de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2023-09-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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