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Contribuição dos cenários debriefing no processo ensino aprendizagem de graduandos de enfermagem

Rita de Cassia Silva Vieira Janicas Nadia Zanon Narchi

2017

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (T4929 (corrigida) )(Acessar)

  • Título:
    Contribuição dos cenários debriefing no processo ensino aprendizagem de graduandos de enfermagem
  • Autor: Rita de Cassia Silva Vieira Janicas
  • Nadia Zanon Narchi
  • Assuntos: ENFERMAGEM; SIMULAÇÃO (APRENDIZAGEM); GRADUAÇÃO; ENSINO E APRENDIZAGEM; Debriefing; Educação Em Enfermagem; Learning; Nursing Education; Simulation Training
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A concepção de que o uso da simulação realística agrega diferencial ao processo de formação dos enfermeiros tem impulsionado instituições de ensino superior a conhecerem essa estratégia metodológica. Como parte da simulação, o debriefing tem sido apontado como um dos momentos mais privilegiados para a aprendizagem. Com base no pressuposto de que graduandos de enfermagem apresentam melhor desempenho clínico na assistência de enfermagem em sala de vacina, utilizando-se o debriefing após cenários realísticos como método de ensino, esse estudo teve como objetivos comparar o desempenho clínico de discentes que passaram por cenários de aprendizagem com e sem debriefing e verificar sua opinião quanto ao uso de cenários com debriefing. Tratou-se de um e estudo longitudinal, prospectivo, de intervenção, randomizado em crossover, de abordagem quantitativa, do tipo antes e depois, que investigou a ocorrência de diferenças nos resultados dos exames de desempenho realizados por discentes que passaram por cenários com e sem debriefing em um Centro de Simulação. A população do estudo foi composta por 120 alunos do semestre de graduação em Enfermagem de uma Universidade privada. A aleatorização foi realizada com apoio estatístico em dois grupos, experimental e controle, considerando-se como variável interveniente ao processo ensino e aprendizagem os tercis de notas dos alunos no primeiro exame de desempenho clínico.
    As fases da pesquisa incluíram a ministração de aula teórica e de aula prática demonstrativa sobre imunização infantil e procedimentos para administração de vacinas pela docente da disciplina para todos os alunos. Depois dessa etapa, foi realizado o primeiro exame de desempenho clínico que serviu como medida basal e subsidiou o processo de randomização. Após a randomização, o grupo experimental realizou cenários com debriefing e o grupo controle realizou cenários sem debriefing, e ambos os grupos foram submetidos à intervenção, ou seja, ao segundo exame de desempenho clínico. Por fim, para garantir a igualdade de oportunidade de aprendizagem, foi realizada a troca dos grupos (crossover): o grupo controle passou a realizar cenários com debriefing e o grupo experimental cenários sem debriefing, realizando-se ao final o terceiro exame de desempenho clínico. Os resultados da pesquisa mostraram que houve melhora no desempenho do grupo experimental tanto em relação ao exame medida basal quanto em comparação com o grupo controle (p <0,001), no exame de desempenho pós intervenção e no terceiro exame, após o crossover.
    Esse resultado permitiu constatar que o debriefing foi eficaz para melhorar a atuação dos alunos nos exames de desempenho clínico na assistência de enfermagem em sala de vacina. Quanto a opinião dos alunos sobre o debriefing, observou-se que a grande maioria (97,1%) considerou essa estratégia importante para o aprendizado, pois oferece a oportunidade de mais esclarecimentos e de reflexão sobre a prática para o aperfeiçoamento da assistência. Diante dos resultados, conclui-se que o uso de cenários com debriefing efetivamente se constitui estratégia facilitadora do processo ensino e aprendizagem na graduação em enfermagem.
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: 155 p.
  • Idioma: Português

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