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Estudo da influência dos dutos de admissão no escoamento de ar em cabeçotes de motores de ignição por compressão utilizando simulações em CFD.

Silva, Marcel Amaro E Andrade De Morais Souza E

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2016-10-17

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Estudo da influência dos dutos de admissão no escoamento de ar em cabeçotes de motores de ignição por compressão utilizando simulações em CFD.
  • Autor: Silva, Marcel Amaro E Andrade De Morais Souza E
  • Orientador: Nigro, Francisco Emilio Baccaro
  • Assuntos: Poluição Atmosférica (Redução); Motores De Combustão Interna; Mecânica Dos Fluidos Computacional; Dutos; Engenharia Automotiva; Internal Combustion Engines; Environment Pollution (Reduction); Ducts; Computational Fluid Mechanics; Automotive Engineering
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia Automotiva
  • Descrição: O controle de emissões em veículos pesados está em foco desde a década de 90, com a criação de regulamentações nacionais e internacionais que impõe limites cada vez mais rígidos para as concentrações de poluentes emitidos por estes veículos. O desenvolvimento de novas tecnologias possui papel fundamental neste processo, buscando redução nos níveis de emissões com mínimo impacto negativo no desempenho e no consumo do veículo. Para tanto, o presente trabalho visa avaliar a influência da posição dos dutos de admissão de ar de cabeçotes de motores a combustão interna, especificamente em motores de ignição por compressão (MIC) de 4 válvulas, no escoamento de ar dentro do cilindro. O escoamento do ar e o movimento de swirl são fatores importantes para a mistura e distribuição do combustível injetado, e quando otimizados para uma queima melhor distribuída, contribuem para redução nos níveis de emissões. Procura-se investigar quais direções características dos dutos são determinantes para o escoamento e para o comportamento de swirl do motor através de simulações em fluidodinâmica computacional (Computational Fluid Dynamics - CFD) utilizando o programa CD-adapco STAR-CCM+®. Os resultados de alguns dos cenários simulados são comparados a resultados de testes experimentais realizados em bancada de medição de swirl, no âmbito de outro trabalho sendo desenvolvido no mesmo grupo de projeto.
  • DOI: 10.11606/D.3.2017.tde-20012017-083052
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2016-10-17
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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