skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Busca Geral
Or select another collection:
Search in:
Busca Geral
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Utopia e realidade na atuação do professor de língua e literatura
Jackeline Lima Farbiarz Mary Julia Martins Dietzsch
2001
Localização:
FE - Faculdade de Educação
(T 37 F219u )
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Utopia e realidade na atuação do professor de língua e literatura
Autor:
Jackeline Lima Farbiarz
Mary Julia Martins Dietzsch
Assuntos:
PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO
;
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
;
EDUCAÇÃO
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
Analisa a atuação do professor das disciplinas Língua e Literatura veiculadas pela mídia cinema. A autora reviu seu próprio cotidiano, enquanto professora de ensino médio desde 1996, e comparou o percurso dos professores John Keating e Louanne Johnson, de Sociedade dos Poetas Mortos (1987) e Mentes Perigosas (1995) respectivamente. Como ferramenta de análise dos filmes recorreu essencialmente aos conceitos provenientes da Sociolingüística Interacional e como recurso de comparação da atuação dos professores baseou-se em elementos oriundos da Alegoria da Caverna, tal qual definida por Platão. Utiliza ainda pesquisas nacionais e americanas, assim como sua experiência de sala de aula, a fim de discutir a formação/atuação dos professores de ensino médio, de Língua e Literatura, de nossa sociedade. Conclui que a atuação dos professores é calcada em parâmetros emocionais, faltando para estes uma formação que os prepare para a realidade do universo ao qual estarão engajados quando entrarem no mercado de trabalho. Considera também que além de haver uma preocupação com estratégias que aproximem o estudante da leitura do texto ficcional, deve-se se dedicar a proporcionar ao professor de Língua e Literatura condições de atuar em sala de aula, conhecendo a si mesmo e a seus alunos. Para tanto, deve-se possibilitar uma formação que proporcione ao professor o entendimento tanto de suas carências e necessidades quanto das de sua classe
Data de criação/publicação:
2001
Formato:
297 p anexos.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO),scope:(USP_EBOOKS),scope:("PRIMO"),scope:(USP),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP_FISICO),primo_central_multiple_fe
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript