skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Considerações sobre pesquisa qualitativa em administração; Reflections on qualitative research in business; Consideraciones sobre investigación cualitativa en administración

Ikeda, Ana Akemi

REGE Revista de Gestão; Vol. 16 No. 3 (2009); 49-64

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2009-09-01

Acesso online

  • Título:
    Considerações sobre pesquisa qualitativa em administração; Reflections on qualitative research in business; Consideraciones sobre investigación cualitativa en administración
  • Autor: Ikeda, Ana Akemi
  • Assuntos: Pesquisa Qualitativa; Administração; Triangulação; Validade; Confiabilidade; Investigación Cualitativa; Administración; Triangulación; Validez; Confiabilidad; Qualitative Research; Administration; Triangulation; Validity; Reliability
  • É parte de: REGE Revista de Gestão; Vol. 16 No. 3 (2009); 49-64
  • Descrição: Qualitative research, although very frequently used in companies, is infrequently discussed in academic texts in its global context. Some exceptions are Godoy (1995 a, b, c) and Silva et al. (2006), to name a few. The approaches of qualitative researchers’ articles and books often focus on specific methods or techniques used in those investigations, such as in-depth interviews, focus groups, case studies, ethnographies, grounded theory, etc. The objective of this essay is to discuss the characteristics, uses, and applications of qualitative research in the field of business. Thus, certain authors are compared and analyzed. First, there are considerations regarding the purpose of research studies; the differentiation between induction and deduction; methodology, methods, techniques and procedures; and positivism and interpretivism. Next, there is a discussion on the qualitative paradigm and the origin and field of qualitative research; explanation of validity and reliability in qualitative research; and triangulation. Some standard criticisms are mentioned at the end. The conclusion is that whereas qualitative research is seen as a broad term that covers many concepts, methods, techniques, and procedures that can obscure its understanding, it can also be very useful in generating new, creative, and efficient ways to conduct research work on business issues.
    La investigación cualitativa, a pesar de utilizarse mucho en la práctica ejecutiva, es relativamente poco discutida en la literatura académica en su sentido general, aunque hay excepciones, como los estudios de Godoy (1995 a, b, c) y Silva et al. (2006), entre otros. A menudo, los artículos y libros sobre el tema se centran en la descripción de técnicas y métodos específicos utilizados en las investigaciones, tales como entrevistas en profundidad, grupos de discusión, estudios de caso, etnografía, teoría fundamentada en los dados y otros. El objetivo de este trabajo es discutir las características, usos y aplicaciones de la investigación cualitativa en la Administración en su contexto general, reuniendo y organizando temas relacionados. Para eso se presentan varios puntos de vista de los autores, cotejándolos y analizándolos. Inicialmente se hacen consideraciones sobre el propósito de la investigación y las diferencias entre la inducción y la deducción; explicación de los términos metodología, método, técnica y procedimientos; y la comparación entre la orientación positivista y interpretativista. A continuación, se centra en la discusión del paradigma cualitativo. Para tanto son presentadas las orígenes de la investigación cualitativa; el campo, la validez y la confiabilidad; y la triangulación. Al final se abordan algunas de las críticas habituales. Se concluye que la investigación cualitativa es un término amplio que abarca muchos conceptos, métodos, técnicas y procedimientos, lo que puede oscurecer su comprensión, pero ofrece nuevas caminos, creativos y eficaces para los estudios en Administración
    A pesquisa qualitativa, apesar de bastante utilizada na prática executiva, é relativamente pouco discutida em textos acadêmicos em sua acepção geral, ainda que haja exceções como os estudos de Godoy (1995 a,b,c) e Silva et al. (2006), entre outros. Frequentemente, os artigos e livros sobre o assunto focam a descrição dos métodos e técnicas específicos utilizados nas investigações, tais como entrevistas em profundidade, discussão em grupo, estudo de casos, etnografia, teoria fundamentada e outros. O objetivo deste ensaio é fazer algumas considerações sobre as características, os usos e as aplicações da pesquisa qualitativa na área de Administração em seu contexto geral, reunindo e organizando temas relacionados. Para isso, são analisados e cotejados diversos pontos de vista dos autores. Inicialmente, são feitas considerações sobre o propósito da pesquisa e as diferenças entre indução e dedução; explicação dos termos metodologia, método, técnica e procedimentos; e comparação entre orientação positivista e interpretativista. Em seguida, centra-se na discussão do paradigma qualitativo. Para isso, são apresentadas as origens da pesquisa qualitativa; o campo, a validade e a confiabilidade; e a triangulação. Algumas críticas habituais são abordadas ao final. Conclui-se que a pesquisa qualitativa é um termo abrangente que cobre muitos conceitos, métodos, técnicas e procedimentos, o que pode obscurecer seu entendimento, mas proporciona caminhos novos, criativos e eficazes para estudos em Administração.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/rege/article/view/36677/39398
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2009-09-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.